Frases sobre Identidade de Mia Couto

4 resultados
Frases de identidade de Mia Couto. As mais belas frases e mensagens de Mia Couto para ler e compartilhar.

√Āfrica vive numa situa√ß√£o quase √ļnica: as gera√ß√Ķes vivas s√£o contempor√Ęneas da constru√ß√£o dos alicerces das na√ß√Ķes. O que √© o mesmo que dizer os alicerces das suas pr√≥prias identidades. √Č como se tudo se passasse no presente, como se todas as na√ß√Ķes se entrecruzassem no mesmo texto. Cada na√ß√£o √© assunto de todos, uma inadi√°vel urg√™ncia a que ningu√©m se pode alhear. Todos s√£o c√ļmplices dessa inf√Ęncia, todos deixam marcas num retrato que est√° em gesta√ß√£o.

A cidade n√£o √© apenas um espa√ßo f√≠sico mas uma foija de rela√ß√Ķes. √Č o centro de um tempo onde se fabricam e refabricam as identidades pr√≥prias.

A verdade √© que n√≥s somos sempre n√£o uma mas v√°rias pessoas e deveria ser norma que a nossa assinatura acabasse sempre por n√£o conferir. Todos n√≥s convivemos com diversos eus, diversas pessoas reclamando a nossa identidade. O segredo √© permitir que as escolhas que a vida nos imp√Ķe n√£o nos obriguem a matar a nossa diversidade interior. O melhor nesta vida √© poder escolher, mas o mais triste √© ter mesmo que escolher.

O escritor é um ser que deve estar aberto a viajar por outras experiências, outras culturas, outras vidas. Deve estar disponível para se negar a si mesmo. Porque só assim ele viaja entre identidades. E é isso que um escritor é Рum viajante de identidades, um contrabandista de almas. Não há escritor que não partilhe dessa condição: uma criatura de fronteira, alguém que vive junto à janela, essa janela que se abre para os territórios da interioridade.