Frases sobre Lados de Papa Francisco

9 resultados
Frases de lados de Papa Francisco. As mais belas frases e mensagens de Papa Francisco para ler e compartilhar.

A doença grave põe sempre em crise a existência humana e suscita interrogações que nos atingem profundamente. Nestas situações, a fé em Deus é, por um lado, posta à prova, mas ao mesmo tempo revela toda a sua potencialidade positiva. Não porque a fé faça desaparecer a doença, a dor ou as exigências que dela derivam, mas porque dá uma chave com a qual poderemos compreender o mistério do que estamos a viver.

A memória dos nossos antepassados leva-nos à imitação da fé. Às vezes, é verdade, a velhice tem o seu lado desagradável pelas doenças que comporta. Mas a sabedoria que têm os nossos avós é a herança que nós devemos receber. Um povo que não toma conta dos avós, que não respeita os avós, não tem futuro, porque perdeu a memória.

Não devemos deixar que a esperança nos abandone, porque Deus, com o Seu amor, caminha connosco. «Eu espero, porque Deus está a meu lado»: é uma coisa que todos nós podemos dizer. Caminha e leva-me pela mão. O Senhor Jesus venceu o mal e abriu-nos o sendeiro da vida.

Agrada-me ver a santidade no paciente povo de Deus: nos pais que criam com tanto amor os filhos, nos homens e nas mulheres que trabalham para levar o pão para casa, nos doentes, nas religiosas idosas que continuam a sorrir. Nessa constância para andar em frente dia após dia vejo a santidade da Igreja. Esta é tantas vezes a santidade «da porta ao lado», daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus.

Quantas certezas presumidas na nossa vida pensávamos que fossem definitivas e depois se revelaram efémeras?! Por outro lado, quantos problemas nos pareciam irresolúveis e depois foram superados?!

Parece mesmo que todas as cidades, mesmo aquelas que surgem mais florescentes e ordenadas, têm a capacidade de gerar nelas uma obscura «anticidade». Parece que ao lado dos cidadãos existem também os não-cidadãos: as pessoas invisíveis, pobres de recursos e de calor humano, que habitam «não-lugares», que vivem «não-relações». Mas perante eles devemos recordar-nos de que Deus não abandonou a cidade; Ele mora na cidade.

Que relação tenho com o meu anjo da guarda? Ouço-o? Digo-lhe «bom dia» de manhã? Pergunto-lhe: «Guardaste-me durante o sonho?» Falo com ele? Peço-lhe conselho? Está a meu lado?

Na nossa caminhada quotidiana, especialmente nas dificuldades, na luta contra o mal fora e dentro de nós, o Senhor não está longe; está ao nosso lado.

Nós lutamos com Ele e a nossa arma é precisamente a oração, que nos faz sentir Sua presença junto a nós e a Sua ajuda.