Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal qual como a recebemos: numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza.
Frases de Miguel de Unamuno
86 resultadosA erudição é, em muitos casos, uma forma mal disfarçada de preguiça intelectual, ou um ópio para adormecer as inquietações íntimas do espírito.
Uma fé que não duvida, é uma fé morta.
Felizes daqueles cujos dias são todos iguais!
Chamo ruminantes aos homens que passam a vida a ruminar a miséria humana, preocupados em não cair neste ou naquele abismo.
A má chaga cura-se, a má fama mata.
Não dês a ninguém aquilo que te peça, mas aquilo que achas que necessita; e suporta logo a ingratidão.
Quase sempre me vi tratado de menino velho, o que me consola, pois creio que é o melhor caminho para chegar a velho menino.
Ninguém está sujeito a maior número de faltas e erros do que aqueles que se regem unicamente pela reflexão.
Tem que se sair de casa para melhor querê-la e apreciá-la; os que se encerram em casa é mais para molestar aos seus e por falta de valor para lutar com os de fora.
Desde quando terá de ser o autor de um livro aquele que o entende melhor?
A fome de cultura sentem-na muito poucos, muito menos do que os que crêem senti-la.
O presente nada mais é do que o esforço do passado para converter-se no futuro.
O horror ao trabalho dá trabalhos sem conta.
As línguas, como as religiões, vivem de heresias.
Não sabes qual dos teus próximos influi mais em ti, mas seguramente não é aquele que tens mais perto e vês e ouves amiúde.
A palavra sábia é aquela que, dita a uma criança, é sempre compreendida sem a necessidade de explicações.
Para cada alma há uma ideia que lhe corresponde e que é como a sua fórmula; e andam as almas e as ideias procurando-se umas às outras.
Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os jogos, as distracções, os romances e o amor.
Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.