Frases sobre Segredos de José Luís Peixoto

6 resultados
Frases de segredos de José Luís Peixoto. As mais belas frases e mensagens de José Luís Peixoto para ler e compartilhar.

Fomos crianças e, depois, transformĂĄmo-nos em nĂłs. Com essa experiĂȘncia, quando olhamos para elas, acreditamos que tambĂ©m elas se transformarĂŁo em nĂłs. VĂȘ-las, sabendo isso e sabendo que elas ignoram essa certeza, faz com que sejamos portadores de um segredo que preferĂ­amos nĂŁo conhecer, que nos afasta das crianças quando tudo o que querĂ­amos era ser crianças, voltar a merecer um pouco dessa pureza, desse descanso.

Quando começo a anotar as minhas preocupaçÔes, tão importantes apenas para mim, jå me esqueci de tudo: os segredos esconderam-se por trås de um muro.

Os segredos passam por qualquer fresta, sĂŁo mais fluĂ­dos do que a ĂĄgua, mais informes do que o ar. Podemos fazer tudo para guardar um segredo, mas ele acaba por encontrar caminho para se esvair.

Confundimos os nossos segredos com a nossa identidade, confundimos as nossas fraquezas connosco próprios e, sem que ninguém saiba, sem que ninguém possa saber ou ajudar-nos, transformamo-nos efectivamente nos nossos segredos e nas nossas fraquezas. A verdade existe no oposto desse medo. Quanto mais damos, mais nos permitimos ser. Quanto mais damos, mais somos.

Guardamos os segredos ao lado de tudo o que nĂŁo dizemos. Nesse grande sĂłtĂŁo escuro hĂĄ de tudo, hĂĄ aquilo que nĂŁo dizemos porque temos medo, porque temos vergonha, porque nĂŁo somos capazes; hĂĄ aquilo que nĂŁo dizemos porque desconhecemos, ignoramos mesmo, apesar de estar lĂĄ, em nĂłs. Os segredos nĂŁo sĂŁo assim. Eles estĂŁo lĂĄ, podemos visitĂĄ-los, assistir a eles, sabemos as palavras exactas para dizĂȘ-los e, muitas vezes, temos tanta vontade de contĂĄ-los. Mas escolhemos nĂŁo o fazer.

Os segredos estĂŁo dento de nĂłs. Como tudo o que sabemos, tambĂ©m os segredos nos constituem. Quando os seguramos, quando somos mais fortes e os contemos, alastram-se em nĂłs. Desde dentro, chegam Ă  nossa pele. Depois, avançam atĂ© sermos capazes de os distinguir Ă  nossa volta. E, no silĂȘncio, somos capazes de os reconhecer. EntĂŁo, nesse momento, jĂĄ nĂŁo sĂŁo apenas os segredos que estĂŁo dentro de nĂłs, somos tambĂ©m nĂłs que estamos dentro dos segredos.