Frases sobre Terra de Papa Francisco

13 resultados
Frases de terra de Papa Francisco. As mais belas frases e mensagens de Papa Francisco para ler e compartilhar.

José e Maria deixaram a sua terra, os seus entes queridos, os seus amigos. Tiveram de deixar as suas coisas e ir para outra terra. Uma terra onde não conheciam ninguém, não tinham casa, nem família. É naquele momento que o jovem casal acolhe o recém-nascido. Naquele contexto pouco hospitaleiro, num estábulo preparado como puderam, aquele jovem casal presenteou-nos com Jesus.

Há os cristãos só de aparência: pessoas que se disfarçam de cristãos e nos momentos da verdade só têm maquilhagem. E nós sabemos o que acontece a uma mulher quando vai na rua e vem a chuva e não tem sombrinha: cai tudo e as aparências acabam por terra.

As Dez Palavras começam assim: «Eu sou o Senhor teu Deus que te fez sair da terra do Egito, da condição servil» (Êxodo 20:2). Porquê esta proclamação que Deus faz de Si e da libertação? Porque só se chega ao monte Sinai depois de haver atravessado o mar Vermelho: o Deus de Israel primeiro salva, depois pede confiança. O Decálogo começa pela generosidade de Deus. Deus nunca pede sem primeiro dar. Primeiro salva, primeiro dá, depois pede.

O anjo da guarda é um amigo que não vemos, mas que sentimos. Acompanha-nos no caminho sobre a terra até ao céu.

A natureza é uma Bíblia a céu aberto. A criação é uma parábola sem fim, para ler e contemplar. Um campo de terra arado… quanta beleza e fragilidade! Uma vinha flamejante de rebentos… quantas coisas nos diz sobre o sentido misterioso do nosso destino! Uma granizada inesperada e todos os esforços do camponês se esfumam, depredando os frutos de um longo e paciente trabalho. A natureza fala-nos da vida, que umas vezes dá e outras vezes tira.

Ninguém fica indiferente ao espetáculo de um arco-íris depois do temporal. É como uma ponte entre o céu e a terra.

Entre os pobres mais abandonados e maltratados está a nossa oprimida e devastada Terra, que «geme e sofre as dores do parto» (Carta aos Romanos 8:22). Esquecemo-nos de que nós próprios somos Terra (cf. Génesis 2:7). O nosso próprio corpo é constituído pelos elementos do planeta, é o seu ar que nos permite respirar e a sua água vivifica-nos e restaura-nos.

Não há humanidade sem cultivo da terra.

Não há vida boa sem o alimento que ela produz para os homens e as mulheres de todos os continentes.

Devemos reencontrar o amor pela terra como mãe da qual somos naturais e à qual somos chamados a voltar constantemente.

Hoje não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica se torna sempre uma abordagem social, que deve integrar a justiça nas discussões sobre o ambiente, para ouvir tanto o clamor da Terra como clamor dos pobres.

Devemos preservar a Terra, casa comum, jardim de Deus, a fim de que possa continuar a ser, como Deus a quer, fonte de vida para toda a família humana.

A Terra protesta pelo mal que lhe causamos, por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus pôs nela. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência que existe no coração humano ferido pelo pecado manifesta-se nos sintomas de doença que verificamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos.

A chuva é sinal da presença de Deus na terra trabalhada pelas nossas mãos.

Uma comunhão que dá sempre fruto, dá sempre vida.

A sua graça transformará e irrigará a nossa terra.

O Senhor dar-nos-á sempre a chuva e a nossa terra dará o seu fruto.

As catacumbas não eram apenas lugares para escapar às perseguições, mas eram, sobretudo, lugares de oração, para santificar os domingos e para elevar, das entranhas da terra, a adoração a um Deus que nunca esquece os Seus filhos.