Frases de Vergílio Ferreira

356 resultados
Frases de Vergílio Ferreira. Conheça este e outros autores famosos em Poetris.

O grande sonho de todo o escritor – se o tiver – ser√° o de nunca encontrar o leitor ¬ęideal¬Ľ. Porque se o encontrasse, a sua obra morreria a√≠. Cada leitor, com efeito, recria a obra que l√™; e a perpetuidade de uma obra significar√° a sua perp√©tua recria√ß√£o.

O difícil em arte é criar-se emoção sem se mostrar que se está emocionado. Ou estar emocionado para antes e depois de se estar. Ou ter a emoção ao lado para nela ir enchendo a caneta.

Toda a verdade convicta cria logo discípulos. Porque o que seduz na força da verdade é a verdade da sua força. Com a verdade criou-se um sistema, com a força pode criar-se um império. E o domínio importa mais do que o saber. A verdade é impessoal, o domínio não.

Não será difícil ser humilde quando se é grande. Difícil é ser humilde quando se é medíocre. Como é fácil ser generoso quando se é rico e não quando se tem pouco.

Uma opini√£o que se tem passa pela pessoa que somos e n√£o pelas raz√Ķes para a ter. √Č por isso que todos t√™m opini√£o e poucos informa√ß√£o para isso. Mas √© por isso tamb√©m que a mesma informa√ß√£o pode dar opini√Ķes contr√°rias. Porque tudo se pode trocar, menos a pessoa que se √©.

O ci√ļme. Que irritante. Ele √© uma express√£o da avidez da propriedade. Ou da petul√Ęncia do dom√≠nio. Ou do gosto da escraviza√ß√£o.

Quando se apanha um mentiroso, ele pode perguntar-nos Рe o que é verdade? E o mais provável é termos de o deixar seguir.

Ser t√≠mido √© dar import√Ęncia aos outros. Ser desinibido √© d√°-la a si pr√≥prio. Mas normalmente o t√≠mido tem-na. O desinibido n√£o.

O homem n√£o gosta da paz. Gosta s√≥ de conquist√°-la. Entre uma coisa e outra h√° muita gente estendida. √Č a que tem a paz verdadeira.

√Č curioso. Cheguei j√° a uma idade em que a defer√™ncia dos outros n√£o sei se √© por aquilo que realizei, se pelos anos que tenho.

Todo o animal tem uma alma à medida de si. Só o homem a tem infinitamente maior. E o seu drama, desde sempre, é o de querer preenchê-la.