Passagens de Vergílio Ferreira

496 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Vergílio Ferreira para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

O Calor das Ideias

Como ter ideias sem o calor do desejo para elas? Desce sobre ti a mortalidade fria. Que significa haver novas ideias com o sangue quente que nas outras j√° arrefeceu. Tens quando muito a long√≠nqua mem√≥ria delas. S√£o ideias que j√° n√£o fazem mover aquele de ti que nelas tinha o seu sangue com que eras vivo. Uma ideia come√ßa no teu sistema muscular de muitos graus cent√≠grados e morre na pele engelhada da tua m√ļmia. Entre os dois ela n√£o mudou sen√£o no que de ti arrefeceu. Tens ao menos alguma ainda viva na mem√≥ria? Mete-a numa botija e v√™ se amornas com a sua tepidez a tua mis√©ria tolhida.

O convívio com um artista não é a melhor forma de desvendar o mistério da sua obra. Mas é talvez a melhor forma de o destruir. Ou de supor que.

Porqu√™? Para qu√™? Economiza os teus ¬ęporqu√™¬Ľ e ¬ępara qu√™¬Ľ. Ou utiliza-os s√≥ at√© onde houver resposta. Porque a √ļltima resposta a eles √© o imposs√≠vel e o vazio. Ou ent√£o ter√°s de mudar de universo. E est√°s c√° t√£o bem…

Quando se d√£o dois beijos √© sinal de amizade; quando se tem amor d√°-se s√≥ um. O amor √© exclusivista. Ou concentracion√°rio…

O tempo √© uma constru√ß√£o artificial que sobrepomos a n√≥s e √† qual nos submetemos como a um boneco de horror ou lascivo que pint√°ssemos e que nos subjugasse na sua realidade exterior e inventada por n√≥s. √Č quando perdemos a no√ß√£o do tempo que medimos bem o seu artificialismo.

Porque é que estranhas tanto que um deputado deixe o partido e vá ser deputado para outro lado? O jogador de futebol também muda de clube.

O Que Nos Divide

Imaginemos que toda a gente tinha a mesma pol√≠tica, religi√£o, etc. Nem por isso se viveria mais em paz. Porque logo se descobririam diferen√ßas naquilo que a todos unia. E paralelamente surgiriam as discord√Ęncias, invejas e √≥dios subsequentes. Porque n√£o √© a ideologia que no fim de contas divide. A ideologia √© apenas um bom pretexto. O que nos divide √© a import√Ęncia da nossa pessoa e o grupo extensivo a que nos recolhemos. O que nos divide √© a individualidade que n√£o tem misturas ou s√≥ as tem com quem prolongar a pessoa que somos.

Ama-se a vitória difícil, porque a derrota lhe preenchia quase todo o espaço possível. E foi com o que restava que se venceu em todo ele.