Citações de Heinrich Böll

15 resultados
Frases, pensamentos e outras citações de Heinrich Böll para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Existem algumas formas estranhas não reconhecidas de prostituição com as quais a prostituição, em comparação, até é um negócio honesto: pelo menos obténs algo pelo teu dinheiro.

É verdade e é facilmente dito que a linguagem é material, e algo realmente se materializa quando alguém escreve.

O humor Ă© realmente uma das coisas mais dificeis de definir, muito mesmo. E Ă© muito ambĂ­guo. Ou o tens, ou nĂŁo. NĂŁo o podes obter.

Muitos autores sĂŁo radicais. Eu nĂŁo sou, pela minha idade e por causa do meu terrĂ­vel medo da demagogia.

Um artista é como uma mulher que não pode fazer nada além de amar, mas que sucumbe a todo o homem idiota perdido.

Políticos, ideologostas, teólogos e filósofos tentam vezes sem conta fornecer soluções em que não resta mais nada senão isto: problemas pré-fabricados resolvidos.

Nunca ninguém saberá quantos romances, poemas, análises, confissões, sofrimentos e gozos se acumularam neste continente chamado Amor, sem que nunca tivesse acabado de ser totalmente investigado.

Que Significado Tem a Felicidade?

Deve-se neste momento – relacionando-a com certas informações do dicionário – formular ainda a pergunta: o que sĂŁo afinal os bens da vida humana? Quem nos diz que um determinado bem Ă© superior ou inferior? Há lacunas desagradáveis nos dicionários, atĂ© nos mais conhecidos. Pode-se demonstrar que há pessoas para quem DM 2,5 sĂŁo um bem muito superior a qualquer outra vida humana, com excepção da deles, e há atĂ© outros que, por amor a um bocado de chouriço de sangue, que conseguem ou nĂŁo apanhar, arriscam sem hesitação os bens das mulheres e dos filhos, como, por exemplo: uma vida familiar alegre e a presença de um pai ao menos uma vez radiante. E que significado tem esse bem, que louvamos sob o nome de F.(Felicidade)? Que diabo, este está bem perto da F., se consegue juntar as trĂŞs ou quatro beatas que chegam para ele fazer outro cigarro ou se pode beber o resto de Vermute de uma garrafa que se deitou fora, aquele precisa para ser feliz durante cerca de dez minutos – pelo menos segundo o costume ocidental de amor a ritmo acelerado-, mais precisamente: para estar rĂ pidamente com a pessoa que naquele momento deseja, precisa de um aviĂŁo a jacto particular,

Continue lendo…

Para quem está do lado de fora – e toda a gente neste mundo está do lado de fora em relação a todos os outros – algo parece sempre pior ou melhor do que Ă© para aquele a que isso diz respeito, sendo esse algo boa ou má sorte, um envolvimento amoroso infeliz ou uma negação artĂ­stica.

Eu anseio pelo tempo de nĂŁo ter mais partidas para outros lugares. Tem algo a ver com a idade, provavelmente.

Sobre os amantes e os soldados, sobre os homens condenados à morte, sobre todos aqueles que o poder cósmico da vida preenche, o poder do destino desce por vezes imprevisto numa súbita iluminação que será a sua graça e o seu fardo.