Passagens de Heinrich Böll

15 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Heinrich Böll para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Que Significado Tem a Felicidade?

Deve-se neste momento – relacionando-a com certas informações do dicionário – formular ainda a pergunta: o que são afinal os bens da vida humana? Quem nos diz que um determinado bem é superior ou inferior? Há lacunas desagradáveis nos dicionários, até nos mais conhecidos. Pode-se demonstrar que há pessoas para quem DM 2,5 são um bem muito superior a qualquer outra vida humana, com excepção da deles, e há até outros que, por amor a um bocado de chouriço de sangue, que conseguem ou não apanhar, arriscam sem hesitação os bens das mulheres e dos filhos, como, por exemplo: uma vida familiar alegre e a presença de um pai ao menos uma vez radiante. E que significado tem esse bem, que louvamos sob o nome de F.(Felicidade)? Que diabo, este está bem perto da F., se consegue juntar as três ou quatro beatas que chegam para ele fazer outro cigarro ou se pode beber o resto de Vermute de uma garrafa que se deitou fora, aquele precisa para ser feliz durante cerca de dez minutos – pelo menos segundo o costume ocidental de amor a ritmo acelerado-, mais precisamente: para estar ràpidamente com a pessoa que naquele momento deseja, precisa de um avião a jacto particular,

Continue lendo…

Para quem está do lado de fora – e toda a gente neste mundo está do lado de fora em relação a todos os outros – algo parece sempre pior ou melhor do que é para aquele a que isso diz respeito, sendo esse algo boa ou má sorte, um envolvimento amoroso infeliz ou uma negação artística.

Eu anseio pelo tempo de não ter mais partidas para outros lugares. Tem algo a ver com a idade, provavelmente.

Sobre os amantes e os soldados, sobre os homens condenados à morte, sobre todos aqueles que o poder cósmico da vida preenche, o poder do destino desce por vezes imprevisto numa súbita iluminação que será a sua graça e o seu fardo.

Existem algumas formas estranhas não reconhecidas de prostituição com as quais a prostituição, em comparação, até é um negócio honesto: pelo menos obténs algo pelo teu dinheiro.

É verdade e é facilmente dito que a linguagem é material, e algo realmente se materializa quando alguém escreve.

O humor é realmente uma das coisas mais dificeis de definir, muito mesmo. E é muito ambíguo. Ou o tens, ou não. Não o podes obter.

Muitos autores são radicais. Eu não sou, pela minha idade e por causa do meu terrível medo da demagogia.

Um artista é como uma mulher que não pode fazer nada além de amar, mas que sucumbe a todo o homem idiota perdido.

Políticos, ideologostas, teólogos e filósofos tentam vezes sem conta fornecer soluções em que não resta mais nada senão isto: problemas pré-fabricados resolvidos.

Nunca ninguém saberá quantos romances, poemas, análises, confissões, sofrimentos e gozos se acumularam neste continente chamado Amor, sem que nunca tivesse acabado de ser totalmente investigado.