Cita√ß√Ķes de Jiddu Krishnamurti

14 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Jiddu Krishnamurti para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A verdadeira revolu√ß√£o n√£o √© revolu√ß√£o violenta, mas a que se realiza pelo cultivo da integra√ß√£o e da intelig√™ncia de entes humanos, os quais, pela influ√™ncia de suas vidas, promover√£o gradualmente radicais transforma√ß√Ķes na sociedade.

A paixão é uma coisa assustadora, porque quando se tem paixão não sabemos até onde esta nos vai levar.

Seguir uma política de autoridade é a negação da inteligência. Pode ajudar temporariamente a encobrir as nossas dificuldades e problemas; mas evitar um problema é intensificá-lo, e, no processo, o auto-conhecimento e a liberdade são abandonados.

Se realmente entendemos o problema, a resposta vir√° dele, porque a resposta n√£o est√° separada do problema.

Para compreender a verdade tem de ter uma mente muito precisa e clara, e não uma mente inteligente, mas capaz de ver sem distorção, uma mente aberta e inocente.

A Vida é um Movimento sem Fim

Eu acho que √© sempre importante fazer perguntas fundamentais, mas quando fazemos uma pergunta fundamental, a maioria de n√≥s est√° a procurar uma resposta, e desta forma a resposta ser√° invariavelmente superficial, porque n√£o existe resposta ‚Äúsim ou n√£o‚ÄĚ para a vida. A vida √© um movimento, um movimento sem fim, e para investigar esta coisa extraordin√°ria chamada vida, com todos os seus aspectos inumer√°veis, devemos colocar perguntas fundamentais e nunca ficar satisfeito com as respostas, por mais satisfat√≥rias que estas possam parecer, porque no momento em que obtiver uma resposta, a mente chega a uma conclus√£o, e uma conclus√£o n√£o √© vida ‚Äď √© meramente um estado est√°tico. Assim o que √© importante √© fazer as perguntas fundamentais mas nunca ficar satisfeito com as respostas, por mais inteligentes e por mais l√≥gicas que sejam, porque a verdade da quest√£o reside para al√©m da conclus√£o, para al√©m da resposta, para al√©m da express√£o verbal. A mente que coloca uma quest√£o e fica satisfeita com uma mera explica√ß√£o, uma express√£o verbal, permanece superficial. Apenas a mente que coloca uma quest√£o fundamental e que √© capaz de perseguir essa quest√£o at√© ao fim ‚Äď apenas uma mente desse tipo √© que pode descobrir o que √© a verdade.

Continue lendo…

O Caminho da Verdade

Afirmo que a verdade é uma terra sem caminhos definidos, e que não a podemos abordar por qualquer caminho que seja, por nenhuma religião, por nenhum credo. Este é o meu ponto de vista, e adiro a este de forma absoluta e incondicional. A verdade, sendo ilimitada, incondicionada, inacessível por qualquer caminho que seja, não pode ser organizada; nem deve nenhuma organização ser formada para liderar ou coagir as pessoas para seguir um caminho em particular. Se entender isto, então compreenderá quanto impossível é organizar uma crença. Uma crença é uma questão puramente individual, e não é possível organizá-la. Se fizer isso, esta crença torna-se morta, cristaliza-se, tonar-se um credo, uma seita, uma religião, a ser imposta a outros.