Perguntem a vocĂȘs mesmos se sĂŁo felizes e deixarĂŁo de sĂȘ-los.
Passagens de John Stuart Mill
33 resultadosA Moral, para o Bem e para o Mal
Os sentimentos morais nĂŁo sĂŁo inatos, mas adquiridos, mas tal nĂŁo significa que nĂŁo sĂŁo naturais, pois Ă© natural para o homem, falar, raciocinar, construir cidades, cultivar a terra, apesar destas competĂȘncias serem faculdades que sĂŁo adquiridas. Os sentimentos morais, na realidade, nĂŁo fazem parte da nossa natureza, se entendermos por tal que deviam estar presentes em todos nĂłs, num grau apreciĂĄvel, realidade que indubitavelmente Ă© um facto muito lamentĂĄvel, reconhecido atĂ© pelos que mais veentemente acreditam na origem transcendente destes sentimentos. No entanto, tal como as outras faculdades referidas, a faculdade moral, nĂŁo fazendo embora parte da nossa natureza, vai-se desenvolvendo naturalmente; tal como as outras, pode nascer espontaneamente e, apesar de muito frĂĄgil, no inĂcio, Ă© capaz de atingir, por influĂȘncia da cultura, um grau elevado de desenvolvimento. Infelizmente, tambĂ©m, mas recorrendo, tanto quanto Ă© necessĂĄrio, Ă s sançÔes externas, e aproveitando a influĂȘncia das primeiras impressĂ”es, ela pode ser desenvolvida em qualquer direcção, ou quase, a ponto de nĂŁo haver ideia, por mais absurda e perigosa que possa ser, que nĂŁo se consiga impor ao espĂrito humano, conferindo-lhe, pelo jogo dessas influĂȘncias, toda a autoridade da consciĂȘncia.
Quem sĂł conhece seu prĂłprio lado do problema sabe pouco sobre ele.
A liberdade de um indivĂduo deve ser assim limitada: nĂŁo deve ser prejudicial aos outros.
Ă impossĂvel que ocorram grandes transformaçÔes positivas no destino da humanidade se nĂŁo houver uma mudança de peso na estrutura bĂĄsica de seu modo de pensar.
As pessoas de gĂȘnio, Ă© verdade, sĂŁo e provavelmente sempre serĂŁo uma pequena minoria; no entanto, para tĂȘ-las Ă© necessĂĄrio conservar o solo em que crescem. O gĂȘnio sĂł pode respirar livremente numa atmosfera de liberdade.
O maior perigo de nossos tempos Ă© que tĂŁo poucos ousam ser excĂȘntricos.
Todas as tendĂȘncias egoĂstas que hĂĄ nos homens, o culto de si prĂłprios e o desprezo pelos outros, tĂȘm origem na organização actual das relaçÔes entre os homens e as mulheres.
Um conservador nĂŁo Ă© necessariamente parco de inteligĂȘncia, mas a maioria das pessoas pouco inteligentes sĂŁo conservadoras.
Aprendi a procurar a felicidade antes limitando os desejos do que tentando satisfazĂȘ-los.
Ainda que as circunstĂąncias influam muito sobre o nosso carĂĄcter, a vontade pode modificar as circunstĂąncias em nosso favor.
Ă preferĂvel ser um homem insatisfeito do que um porco satisfeito; Ă© preferĂvel ser SĂłcrates insatisfeito do que um imbecil satisfeito.
O génio apenas pode respirar numa atmosfera de liberdade.
Aparentemente, uma pessoa pode progredir durante um certo tempo e entĂŁo parar. Quando ela pĂĄra? Quando deixa de ter individualidade.
Uma pessoa com uma crença equivale Ă força de 100 mil que sĂł tĂȘm interesses
Uma pessoa com uma crença é igual a 99 que tenham somente interesses.
No final de contas, o valor de um Estado Ă© o valor dos indivĂduos que o compĂ”em.
Se toda a humanidade menos um fosse da mesma opiniĂŁo, e apenas um indivĂduo fosse de opiniĂŁo contrĂĄria, a humanidade nĂŁo teria maior direito de silenciar essa pessoa do que esta o teria, se pudesse, de silenciar a humanidade.
As açÔes são corretas na medida em que tendem a promover a felicidade, erradas na medida em que tendem a promover o reverso da felicidade.
Pergunte a si prĂłprio se vocĂȘ Ă© feliz, e vocĂȘ deixa de sĂȘ-lo.