Não há nada mais importante que a mulher, o resto é bobagem. É ou não é?
Frases Interrogativas
1573 resultadosComo podemos nos entender (…), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?
Se tomardes a vida com excessiva severidade, que atracção tem? Se a manhã não vos convidar a novas alegrias e se à noite não esperardes nenhum prazer, valerá a pena vestir-se e despir-se?
A vida não deve ser negativa. Ela deve ser constantemente positiva. Não se deve ficar retraído com pensamentos pessimistas como ‘Se eu fizer isso, será que não vou perturbar Fulano?’ ou ‘Será que Sicrano não está aborrecido comigo?’. Aquele que leva uma vida positiva, pensando ‘Vou amar o próximo’, ‘Vou dar alegria a todos’ ou ‘Vou ser útil aos semelhantes’, vivifica os outros e a si próprio.
Sabes quem são os críticos? Os que malograram na literatura e na arte.
Quando o sol bater na janela do teu quarto Até bem pouco tempo atrás, Poderíamos mudar o mundo, Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor, E toda dor vem do desejo, De não sentimos dor,
Terás um único Deus. Quem
se permitira dois ?
Quem nos diz que o inferno, tal como o céu, também não tem os seus santos ?
Devemos indagar por ocasião de todos os desejos: o que há de acontecer quando o meu apetite for satisfeito, e o que acontecerá se ele não o for?
Tem ideia de quanto mal nos fazemos por essa maldita necessidade de falar?
Não sabes, criança? Estou louco de amores…
O que é a mulher? Para a definir seria necessário conhecê-la. É possível começar a definição no século em que vivemos, mas sustento que tão-somente no dia do Juízo Final ficará completa.
A questão não é «O que é queremos saber sobre as outras pessoas?», mas sim «O que é que as pessoas querem contar sobre si próprias?».
Eu? Bebo o horizonte!
Se não fosse o Van Gogh, o que seria do amarelo?
Em Minas, não se aborrecia tanto, por quê? Não achou solução ao enigma, uma vez que o ar tinha mais em que se distrair, e que o distraia deveras; Mas havia aqui horas de um tédio mortal.
Não é estranho que as pessoas tenham tanto prazer em lutarem pela religião, e tão pouco em viverem pelos preceitos dela?
Se eu amo o meu semelhante? Sim. Mas onde encontrar o meu semelhante?
Se eles tivessem [linguagem humana), seriamos capazes de os matar e comer? Deveríamos cometer estes fratricídios? Que bárbaro abateria e assaria uma ovelha, se essa ovelha invocasse, num pedido afectuoso, que não fosse assassino e canibal ao mesmo tempo?
A dor dos pobres é resignada e calma; traz às vezes consigo as aparências da revolta, mas, no fundo, é cheia dum imenso, dum infinito desapego por tudo. Os pobres vêm ao mundo já sem nada; o pouco que a vida lhes deixa é emprestado. Que lhes hão-de tirar que seja deles?! Aos pobres toda a gente chama desgraçados.