E se tudo que conhecemos for uma ilusão, e nada existe de verdade? Nesse caso, acho que paguei demais pelo tapete da sala.
Frases sobre Ilusão
232 resultados«Love me little, love me long». Há muita verdade neste lindo provérbio inglês. O que é violento é perecível. O que é calmo é duradouro. Um amor brusco e irreflectido, e com natureza de chama participaria da essência dessa primeira ilusão de que eu falei há pouco, e estaria condenado, como toda a chama, a consumir-se a si mesmo. É necessário que as coisas cresçam devagar e lentamente — para que durem muito.
Não tomem as sombras demsiado a sério. A realidade é a nossa única segurança. Continuem a rejeitar a ilusão.
Deus não castiga o homem; castiga apenas o pecado. Castigar o pecado significa desmascarar a ilusão, mostrando que a carne é vazia e que nela não existe prazer nem Vida. O pecado, quando castigado, revela sua original inexistência e desaparece. Quando o pecado é anulado, o homem se purifica e revela sua original natureza divina.
A vida é uma grande ilusão! Só sei que ela está com a razão!
As aspirações de cada época são limitadas: daí a ilusão do progresso.
Juntos vimos florescerem as primeiras ilusões, e juntos vimos dissiparem-se as últimas.
Às vezes choramos as ilusões com a mesma dor com que choramos os mortos.
A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente.
Há quem diga que o ‘Eu verdadeiro’ se ilude e projeta essa ilusão, mas estas são palavras desvairadas do ‘eu iludido’ mascarado de ‘Eu verdadeiro’.
A vida humana seria incomportável sem as ilusões e prestígios que a circundam.
Não queiras ser compreendido pelo homem carnal. Este sempre comete algum equívoco porque é produto da ilusão. Olha para o homem espiritual; dirige-te ao homem espiritual. Nem é preciso desejares ser compreendido, pois homens espirituais se compreendem mutuamente desde o princípio.
Um desses frios que se tem quando se vê sem ilusões a realidade.
As mais perigosas de nossas avaliações são aquelas que chamamos de ilusões.
O que há de mais real para mim são as ilusões que crio com a minha pintura. O resto são areias movediças.
Todo mundo então era pérfido, mentiroso e falso? E lágrimas lhe vieram aos olhos, pois choramos sempre a morte das nossas ilusões com a mesma mágoa com que choramos os nossos mortos.
Fomos grandes, e agora somos pequenos. Ainda não nos podemos acostumar a ser pequenos, e no meio da nossa miséria ainda queremos ostentar um luxo que provoca o escárneo. Desenganemo-nos, não vivamos de ilusões; olhemos para a realidade, e seja este o nosso ponto de partida.
O ascetismo é uma prática em que o homem, admitindo a existência do ‘eu iludido’, esforça-se para eliminar sua ilusão. O despertar consiste na compreensão de que ‘o eu iludido não existe’; esta compreensão é que ocasiona o desaparecimento natural da ilusão e o aparecimento natural do ‘Eu eternamente feliz’. O ascetismo exige sacrifício, mas o despertar dispensa sacrifício.
Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.
Prefiro o sonho à ilusão; no sonho sabe-se que temos os olhos fechados; na ilusão julgamos tê-los abertos.