Frases sobre Ilusão

232 resultados
Frases de ilusão escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

Há quem diga que o ‘Eu verdadeiro’ se ilude e projeta essa ilusão, mas estas são palavras desvairadas do ‘eu iludido’ mascarado de ‘Eu verdadeiro’.

Não queiras ser compreendido pelo homem carnal. Este sempre comete algum equívoco porque é produto da ilusão. Olha para o homem espiritual; dirige-te ao homem espiritual. Nem é preciso desejares ser compreendido, pois homens espirituais se compreendem mutuamente desde o princípio.

Todo mundo então era pérfido, mentiroso e falso? E lágrimas lhe vieram aos olhos, pois choramos sempre a morte das nossas ilusões com a mesma mágoa com que choramos os nossos mortos.

Fomos grandes, e agora somos pequenos. Ainda não nos podemos acostumar a ser pequenos, e no meio da nossa miséria ainda queremos ostentar um luxo que provoca o escárneo. Desenganemo-nos, não vivamos de ilusões; olhemos para a realidade, e seja este o nosso ponto de partida.

O ascetismo é uma prática em que o homem, admitindo a existência do ‘eu iludido’, esforça-se para eliminar sua ilusão. O despertar consiste na compreensão de que ‘o eu iludido não existe’; esta compreensão é que ocasiona o desaparecimento natural da ilusão e o aparecimento natural do ‘Eu eternamente feliz’. O ascetismo exige sacrifício, mas o despertar dispensa sacrifício.

Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.

Prefiro o sonho à ilusão; no sonho sabe-se que temos os olhos fechados; na ilusão julgamos tê-los abertos.

Certa pessoa recebeu de Deus a revelação: ‘Tudo que é perceptível aos cinco sentidos é inexistente’. Assim que ela recebeu de Deus esta mensagem, o mundo perceptível aos cinco sentidos desapareceu de sua frente. Em seguida, recebeu de Deus nova mensagem: ‘Também não existe o ‘eu’ que pensa que este mundo é inexistente’. E simultaneamente desapareceu também o ‘eu’ que compreendera a inexistência deste mundo. É assim que desaparece o falso eu. Quem não passa por tal experiência julga existir algo chamado ‘eu’ que pensa na existência ou na inexistência da ilusão e que ora se ilude, ora se desperta. A ilusão é ‘algo inexistente’ apresentado pelo ‘eu inexistente’.

O medo do desconhecido. É o medo dele que impele todo mundo para os sonhos, as ilusões, as guerras, a paz, o amor, o ódio, tudo isso – é ilusão. É isso o desconhecido. Aceite o desconhecido e será uma viagem tranquila. Tudo é desconhecido – aí você estará à frente do jogo. É o que é certo.

Da glória, que não é romper muralhas,
Tragar a natureza,
Ou nutrir ilusões, dar vulto ao nada,
Mas em jugo macio
Docemente prender geral vontade.

A experiência me afiança que a maior ilusão é crer não estar participando ou vivendo alguma ilusão.