Frases de Machado de Assis

212 resultados
Frases de Machado de Assis. Conheça este e outros autores famosos em Poetris.

Trata de saborear a vida; e fica sabendo, que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la.

Compreende que este turbilhão é assim mesmo, leva as folhas do mato e os farrapos do caminho, sem exceção nem piedade.

√Č melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela n√£o √© t√£o brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.

As pessoas valem o que vale a afeição da gente. E, é daí que mestre povo tirou aquele adágio que, quem o feio ama bonito lhe parece.

O essencial n√£o √© fazer muita coisa no menor prazo; √© fazer muita coisa apraz√≠vel ou √ļtil.

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.

O mais feroz dos animais dom√©sticos √© o rel√≥gio de parede. Conhe√ßo um que j√° devorou tr√™s gera√ß√Ķes da minha fam√≠lia.

Há coisas que melhor se dizem calando. As feridas do coração, como as do corpo, deixam cicatrizes. Nossos corpos são nossos jardins, cujos jardineiros são nossas vontades.

Das qualidades necessárias ao jogo de xadrez, duas essenciais: vista pronta e paciência beneditina, qualidades preciosas na vida que também é um xadrez, com seus problemas e partidas, umas ganhas, outras perdidas, outras nulas.

O capital existe, se forma e sobrevive a custa da sociedade que trabalha e nem sempre é recompensada pelos lucros que gera