Cita√ß√Ķes de Paolo Mantegazza

102 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Paolo Mantegazza para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

O homem é um animal que pode passar, quando lhe apraz, sem as coisas necessárias, mas a quem são absolutamente indispensáveis as coisas supérfluas.

Estudai como nas crianças se desenvolve o sentimento da justiça, e podereis ter a imagem fiel do modo como, através do tempo, ele se desenvolve nos povos perfectíveis.

A dor é o pólo, de que refoge sempre, e em toda a parte, não só a humanidade inteira, mas toda a legião infinita dos seres vivos.

A gra√ßa √© o esplendor da beleza, √© a beleza em movimento e mo√ßa, √© o sorriso da inf√Ęncia, √© a bondade da for√ßa, √© o perfume do fruto saboroso, √© a eleg√Ęncia da palmeira que se curva, ondeando, √†s car√≠cias do vento; a gra√ßa √© a poesia da beleza.

As exagera√ß√Ķes s√£o quase sempre estados infantis da intelig√™ncia, e bastar√° atentar nas crian√ßas e nos selvagens para nos convencermos disso.

Dev√≠amos morrer de desespero, quando descobrimos que o que t√≠nhamos tomado por alvo dos nossos pensamentos, dos nossos desejos, dos nossos sonhos, n√£o existe, ou n√£o √© mais do que um nevoeiro a que a dist√Ęncia empresta formas fant√°sticas.

Adoro sob todas as formas de linguagem a m√ļsica, porque ignoro ainda a ignom√≠nia da gram√°tica e da filosofia.

A escola pode aperfeiçoar o artista, criá-lo, nunca; porque não se melhora senão o que já existe.

A dor é o polo, de que refoge sempre, e em toda a parte, não só a humanidade inteira, mas toda a legião infinita dos seres vivos.