Passagens de Paolo Mantegazza

103 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Paolo Mantegazza para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

O egoísmo pode tornar-nos felizes durante uma hora ou um dia, mas faz-nos desditosos durante a vida inteira.

O galanteio é uma virtude biológica dos dois sexos, os quais, no período da fecundidade, devem agradar um ao outro e excitar o amor recíproco.

As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela.

Não há hipócrita que saiba resistir ao exame de uma longa, de uma paciente observação, e o trabalho dissimulado de um ano perde-se na distracção de um minuto.

Que a riqueza das sensa√ß√Ķes n√£o basta para indicar o n√≠vel da intelig√™ncia, prova-o, no homem, a for√ßa de mem√≥ria, que n√£o est√°, quase nunca, em rela√ß√£o com o vigor do racioc√≠nio.

A educação é a higiene do espírito, assim como a higiene é uma verdadeira educação do corpo.

Nada é mais contagioso do que o entusiasmo; nada é mais fascinante, mais irresistível do que o entusiasmo da mulher.

O ci√ļme √© uma das enfermidades psicol√≥gicas mais cong√™nitas. Quando se nasce com ela, a cura √© dif√≠cil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de √°gua, em cada bocado de p√£o.

O ciumento sempre espiona, sempre duvida, sempre sofre; indaga do passado, do presente, do futuro; nas carícias busca a mentira; no beijo procura a indiferença; no amor teme a hipocrisia.