Passagens de Paolo Mantegazza

103 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Paolo Mantegazza para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Um grande homem, que representa um país e uma época, que personifica numa potentíssima sinergia cada uma das energias dos indivíduos vulgares, é um espelho mágico, em que vemos reproduzida a nossa imagem, mas cem vezes mais bela do que a real.

Se quiserdes ser felizes, conservai afastados da árvore da vossa felicidade o fungo do orgulho, o verme da inveja e a lagarta do medo.

O futuro é invisível para os olhos e intangível para as mãos, e vê-se apenas através dum vidro, que é verde ou cor-de-rosa, segundo somos pessimistas ou optimistas.

A mulher perdoa a fealdade, os cabelos brancos e até as doenças repugnantes; mas o que nunca perdoa é a estupidez.

Alguma coisa há mais perigosa do que a ignorância, e é não a conhecer; porque todas as ignorâncias humanas, que são mais inumeráveis do que as estrelas do céu, a pior de todas, a mais fatal, a mais fecunda de infinitos desastres, é a ignorância da própria ignorância.

Todos os dias as mãos cortam os pequenos nós que se lhes formam entre os dedos, ao enovelarem a difícil meada da vida, com aquela pequena espada, que elas têm sempre na algibeira, à mesa, na cama, em toda a parte, e que se chama mentira.

O galanteio é uma virtude biológica dos dois sexos, os quais, no período da fecundidade, devem agradar um ao outro e excitar o amor recíproco.