Passagens de Papa Francisco

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Pedimos ao Senhor vida, saúde, afetos, felicidade; e está certo fazê-lo, mas com a consciência de que até da morte Deus sabe extrair vida, que é possível experimentar a paz mesmo na doença e que até na solidão pode haver serenidade, e bem-aventurança no pranto. Não somos nós que podemos ensinar a Deus o que Ele deve fazer, aquilo de que temos necessidade. Ele sabe-o melhor do que nós.

Caim diz que não sabe o que aconteceu ao seu irmão, diz que não é seu guardião. Não se sente responsável pela sua vida, pela sua sorte. Não se sente implicado. É indiferente em relação ao seu irmão. Deus, pelo contrário, não é indiferente: o sangue de Abel tem grande valor a Seus olhos e pede a Caim que preste contas dele.

Jesus sai de um julgamento injusto, de um interrogatório cruel e fita os olhos de Pedro. E Pedro chora. Nós pedimos-Lhe que nos olhe, que nos dê a graça da vergonha, para podermos – como Pedro, quarenta dias mais tarde – responder-Lhe: «Tu sabes que Te amo.»

Penso que os erros, também os da minha vida, foram e são grandes mestres da vida. Humilham-nos também, porque podemos sentir-nos um super-homem ou a uma supermulher, e depois erramos, e isto humilha-nos e põe-nos no nosso lugar. Nem de todos os meus erros aprendi alguma coisa, porque sou teimoso. Mas de muitos erros aprendi, e isso fez-me um grande bem.

Julgar os outros leva-nos à hipocrisia. E Jesus define mesmo como «hipócritas» aqueles que se põem a julgar os outros. Porque a pessoa que julga erra, confunde-se e acaba derrotada. Quem julga engana-se sempre. E engana-se porque assume o lugar de Deus, que é o único juiz.

Se nós vivermos sob a lei de Talião, «olho por olho, dente por dente», nunca sairemos da espiral do mal. O Maligno é astuto e convence-nos de que com a nossa justiça humana podemos salvar-nos e salvar o mundo. Na realidade, quem se vinga permanecerá para sempre infeliz.

Que significa alargar o coração? Antes de mais, em reconhecermo-nos pecadores, não olhar ao que fizeram os outros. E a questão de fundo continua a ser esta: «Quem sou eu para julgar isto? Quem sou eu para falar sobre isto? Quem sou eu, que fiz o mesmo ou pior?»

Não vos sintais nunca indignos perante nada nem ninguém. Não vos deixeis excluir, não vos deixeis nunca desprezar, não vos deixeis nunca tratar como mercadorias.

É sempre simples doar uma parte dos lucros, sem abraçar nem tocar as pessoas que recebem essas «migalhas». Pelo contrário, até bastam cinco pães e dois peixes para tirar a fome a multidões se forem a partilha de toda a nossa vida. Na lógica do Evangelho, se não dá tudo, não se dá nunca o suficiente.

Sabemos que ninguém se pode considerar justo diante de Deus. Mas ninguém pode viver sem a certeza de encontrar o perdão!

A primeira forma de indiferença na sociedade humana é para com Deus, da qual nasce também a indiferença para com o próximo e para com a Criação.

A família tem muitos problemas que a põem à prova. Uma dessas provas é a pobreza. Estamos a pensar nas muitas famílias que povoam as periferias das megalópoles, mas também nas zonas rurais… Quanta miséria, quanta degradação! Apesar de tudo, há famílias pobres que procuram levar com dignidade a sua vida quotidiana, confiando muitas vezes na bênção de Deus.

Quanta alegria brotou no coração da adúltera e da pecadora. O perdão fê-las sentirem-se finalmente livres e felizes como nunca antes. As lágrimas da vergonha e da dor transformaram-se no sorriso de quem sabe ser amado.

O período da juventude é aquele em que se esboça a grande riqueza afetiva presente nos vossos corações, o profundo desejo de um amor verdadeiro, belo e grande. Quanta força há nesta capacidade de amar e ser amado! Não permitais que este valor precioso seja falseado, destruído ou deturpado.

A minha “forma mentis” está a tornar-se mais individualista ou mais solidária? Se está mais solidária, é bom sinal, porque andarei contra a corrente, mas na única direção que tem futuro e que dá futuro. A solidariedade, não proclamada em palavras, mas sim vivida concretamente, gera paz e esperança para todos os países e para o mundo inteiro.

Às vezes descartamos os velhos, mas eles são um tesouro precioso; descartá-los é injusto e é uma perda irreparável.

Também nós, sãos ou doentes, podemos oferecer os nossos trabalhos e sofrimentos como aquela água que encheu as vasilhas das bodas de Canaã e foi transformada no vinho melhor.

A mansidão na comunidade é uma virtude um pouco esquecida: ser mansos, dar lugar ao outro. Há muitos inimigos da mansidão, a começar pelo falatório; quando se prefere falar, falar sobre os outros, criticar um pouco os outros. São coisas do dia a dia que acontecem a todos, também a mim.

O nosso juiz é o Senhor, e se te vier à boca uma palavra de juízo sobre este ou aquele, fecha a boca.

Há «portas da consolação» que se devem ter sempre abertas, porque Jesus gosta de entrar por elas: o Evangelho lido todos os dias e trazido sempre connosco, a oração silenciosa e de adoração, a Confissão, a Eucaristia. Através dessas portas, o Senhor entra e dá um novo sabor a todas as coisas.