Se o homem não faz novas amizades enquanto avança pela vida, logo vai perceber que ficou sozinho. Um homem deve manter suas amizades em constante renovação.
Passagens de Samuel Johnson
110 resultadosAs cadeias do hábito são, em geral, pouco sólidas para serem sentidas, até que se tornem fortes demais para serem partidas.
A natureza deu tanto poder à mulher que a lei, por prudência, deu-lhes pouco.
Trate seus amigos da forma como faria com uma conta no banco – evite retirar demais.
Só há duas coisas certas na vida: a morte e os impostos.
Não importa como uma pessoa morre, mas sim como ela vive.
Voltar a casar-se é o triunfo da esperança sobre a experiência.
A maioria dos crimes podem ser cometidos muito polidamente: um homem pode seduzir a mulher do seu amigo polidamente; ele pode fazer batota num jogo de cartas polidamente.
Lê o que escreveste, e cada vez que encontrares um trecho que te pareça particularmente belo, rasura-o.
Se um homem não trava novos conhecimentos ao longo da vida, vai em breve sentir-se abandonado. Um homem, senhor, deve manter as suas amizades sob constantes cuidados.
Se um homem não faz novas amizades à medida que avança na vida, ficará logo sozinho. Um homem, senhor, deveria manter as suas amizades em contínuo restauro.
O amor é apenas uma entre muitas paixões.
A incerteza da morte é o grande suporte de todo o sistema da vida.
Sem economia ninguém pode ser rico; e com ela poucos serão pobres.
Ninguém se ocupa muito com o presente; as lembranças e as expectativas preenchem quase todos os nossos momentos.
Não há género algum de preguiça pela qual sejamos tão facilmente seduzidos como aquela que é dignificada pela aparência de ser um negócio.
Posses e Capacidade atrapalham a Felicidade
Foi observado em todas as épocas que as vantagens da natureza, ou da fortuna, contribuíram muito pouco para a promoção da felicidade; e que aqueles a quem o esplendor da sua classe social, ou a extensão das suas capacidades, colocou no topo da vida humana não deram muitas vezes ocasião justa de inveja por parte dos que olham para eles de uma condição mais baixa; quer seja que a aparente superioridade incite a grandes desígnios e os grandes desígnios corram naturalmente o risco de insucessos fatais; ou que o destino da humanidade seja a miséria, os infortúnios daqueles cuja eminência atraiu sobre eles a atenção universal foram mais cuidadosamente registados, porque, em geral, eram mais bem observados e foram, na realidade, mais conspícuos do que outros, mas não com maior frequência nem severidade.
O homem não é fraco; conhecimento é mais do que equivalente de força.
Há encantos feitos só para serem admirados à distância. Não há espectáculo mais pobre que o da labareda.
É preciso folhear meia biblioteca para fazer um livro.