Citações de Stendhal

87 resultados
Frases, pensamentos e outras citações de Stendhal para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Uma mulher de Madagáscar deixa ver sem pensar nisso o que mais se esconde aqui, mas morreria de vergonha antes de mostrar o braço. É claro que três quartos do pudor são uma coisa aprendida.

Chamo caráter de um homem à sua maneira habitual de ir à caça da felicidade.

Para que um bom relacionamento possa continuar de modo agradável, é preciso não apenas suspeitar prudentemente como ocultar discretamente a suspeita.

A arte de amar reduz-se a dizer exactamente o que o grau de embriaguez do momento requeira.

A maior parte dos homens do mundo, por vaidade, por desconfiança, por medo da infelicidade, só se entregam ao amor de uma mulher após a intimidade.

A mulher é um delicioso instrumento músico, do qual o amor é o arco e o homem o artista.

As pessoas que reverenciamos não passam de velhacos que tiveram a felicidade de não serem apanhadas em flagrante delito.

O Amor Verdadeiro Não Pensa Senão em Si Próprio

O primeiro amor dum homem que entre na sociedade é geralmente um amor ambicioso. Raramente esse amor se declara por uma rapariga doce, amável e inocente. Como tremer, adorar, sentir-se em presença duma divindade? Um adolescente tem necessidade de amar um ser cujas qualidades o elevem aos seus próprios olhos. É no declínio da vida que voltamos tristemente a amar o simples e o inocente, desesperando do que é sublime. Entre os dois, existe o amor verdadeiro, que não pensa senão em si próprio.

Honro com o nome de virtude o hábito de praticar acções penosas e úteis aos outros.

Para bem compreender a paixão do amor, é preciso falar dele como de uma enfermidade; é por este caminho que por vezes se consegue a cura.