Textos sobre EficĂĄcia de Johann Wolfgang von Goethe

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Textos de eficĂĄcia de Johann Wolfgang von Goethe. Leia este e outros textos de Johann Wolfgang von Goethe em Poetris.

Aptidão, Vontade, e Acção

No reino da Natureza dominam o movimento e o agir. No reino da liberdade dominam a aptidĂŁo e o querer. O movimento Ă© perpĂ©tuo e, sendo favorĂĄveis as circunstĂąncias, manifesta-se necessariamente nos fenĂłmenos. As aptidĂ”es, desenvolvendo-se embora em correspondĂȘncia com a Natureza, tĂȘm contudo que ser postas em exercĂ­cio por parte da vontade para poderem elevar-se gradualmente. É por isso que nunca temos no exercĂ­cio livre da vontade a mesma certeza que temos na autonomia do agir natural; este Ășltimo Ă© qualquer coisa que se produz a si mesma enquanto que o primeiro Ă© produzido.
O exercĂ­cio da vontade, para ser perfeito e eficaz, tem que se adequar: no plano moral, Ă  consciĂȘncia – a uma consciĂȘncia sem erro -, e, no domĂ­nio das artes, Ă  regra – a uma regra que em nenhum lado estĂĄ enunciada. A consciĂȘncia nĂŁo precisa de nenhum patrocĂ­nio, porque tem tudo o que lhe Ă© necessĂĄrio e porque sĂł tem que ver com o mundo pessoal interior. O gĂ©nio tambĂ©m nĂŁo precisaria de nenhuma regra, mas, uma vez que a sua eficĂĄcia se dirige para o exterior, estĂĄ na dependĂȘncia de mĂșltiplas contingĂȘncias materiais e temporais, nĂŁo lhe sendo possĂ­vel escapar a erros que daĂ­ decorrem.

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O Acto de Produzir Levado ao Limite

Ao longo da vida, acontece muitas vezes que, em meio das nossas maiores certezas, notamos subitamente que estamos a ser vĂ­timas de um erro e que fomos cativados por pessoas ou por coisas com as quais sonhĂĄmos uma relação que nĂŁo resiste ao olhar atento da vigĂ­lia. E acontece tambĂ©m que, apesar de tudo, nĂŁo somos capazes de nos desprender, como se fĂŽssemos retidos por uma força que nos parece inexplicĂĄvel. Mas por vezes atingimos uma consciĂȘncia plena destas situaçÔes e compreendemos que, tanto quanto uma verdade, um erro pode motivar-nos e conduzir-nos a uma certa actividade.
E, como a acção comporta sempre decisĂ”es, um erro posto em acção pode muito bem dar origem a qualquer coisa de bom, se a eficĂĄcia desse fazer se estender atĂ© ao infinito. O acto de produzir Ă© sem dĂșvida o que temos de melhor, mas do que fica dito compreende-se que tambĂ©m o acto de destruir nĂŁo deixa de ter consequĂȘncias benĂ©ficas.