A Importância de Dostoievski na Literatura
Os dois grandes monumentos do romance que o sĂ©culo passado (XIX) nos legou, ou seja aqueles em que poderemos reconhecer-nos, foram os erguidos por Tolstoi e por Dostoievski. Mas se a lição do primeiro foi facilmente assimilada, a do segundo levou tempo – e tanto, que sĂł hoje acabámos de entendĂŞ-la bem. Significa isto que Tolstoi, com incidĂŞncias menores de moralização, continua um Balzac, Ă© bem do sĂ©culo XIX. E foi por se pretender Ă força ligar a esse sĂ©culo tambĂ©m um Dostoievski que ele sĂł tarde se nos revelou, para dominar ainda hoje, diga-se o que se disser, todo o romance europeu. Para usar uma expressĂŁo que já usei, nĂŁo com inteira originalidade, e a que a crĂtica me ligou, direi que Tolstoi continua o romance-espectáculo e que Dostoievski inaugura o romance-problema.
Dir-se-ia, e com razĂŁo, que todo o romance Ă© problema e espectáculo, já que o espectáculo resiste num romance de Kafka ou Dostoievski, e o problema implicita-se numa qualquer narrativa, nem que seja o Amadis de Gaula. Mas Ă© tĂŁo visĂvel a deslocação do acento na obra de Dostoievski, que ela foi defendida, para existir, pelo que lhe Ă© inessencial (como por um Brunetière e recentemente um Ernst Fischer,
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