Passagens de Aristóteles

302 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Aristóteles para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Prazer Convicto ou sem Domínio

Quem age em vista do prazer e o persegue, por convic√ß√£o e decis√£o, parece ser melhor do que quem n√£o age por c√°lculo, mas por falta de dom√≠nio. Ou seja, o primeiro parece poder ser mais facilmente corrigido, porque pode ser convencido a alterar as suas convic√ß√Ķes. Na verdade, o prov√©rbio: ¬ęSe a √°gua √© capaz de sufocar, porque a bebemos?¬Ľ parece poder aplicar-se a quem n√£o se domina.
Se alguém age por ter sido convencido a fazer o que faz, deixará de o fazer se for convencido de outro modo. Contudo, estando ele agora convencido de que deve fazer uma coisa, ainda assim fará uma coisa diferente. Ainda, se perda de domínio e o autodomínio podem ser ditos a respeito de tudo na existência, quem é que existe com uma absoluta falta de domínio? Porque ninguém perde o domínio a respeito de tudo. Contudo, dizemos de alguns que têm uma falta de domínio absoluta.

A autoridade e a obedi√™ncia n√£o constituem coisas necess√°rias, apenas, mas s√£o tamb√©m coisas √ļteis. Alguns seres, quando nascem, est√£o destinados a obedecer; outros a mandar.

O tirano deixa o povo e a massa contra as celebridades, de forma que o povo não sofra nenhuma injustiça por parte desses. Está claro para os fatos: quase a maioria dos tiranos, por assim dizer, eles surgiram de demagogos que foram ganhando a confiança caluniando as celebridades

Qualquer pessoa pode encolerizar-se. √Č f√°cil. Mas encolerizar-se com a pessoa certa, no grau certo, no momento certo, pela raz√£o certa e da forma certa – isso n√£o √© f√°cil.

Os jovens t√™m no√ß√Ķes exaltadas, porque ainda n√£o foram humilhados pela vida ou aprenderam suas limita√ß√Ķes necess√°rias, al√©m disso, sua disposi√ß√£o esperan√ßosa faz pensar-se igual a grandes coisas, e isso significa ter no√ß√Ķes exaltadas. Eles sempre preferem fazer a√ß√Ķes nobres do que os √ļteis: Suas vidas s√£o reguladas mais pelo sentimento moral do que pelo racioc√≠nio‚Ķ Todos os seus erros s√£o no sentido de fazer as coisas em excesso e com veem√™ncia. Eles exageram em tudo, eles amam muito, odeio muito, e assim com todo o resto.

A idade apropriada para casamento é de cerca de dezoito anos para as meninas e trinta e sete para os homens.

√Č a simplicidade que faz com que o ignorante seja mais eficaz do que o culto ao abordar nas audi√™ncias populares.

As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanh√£.