Cita√ß√Ķes de √Čmile Durkheim

10 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de √Čmile Durkheim para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.

√Č preciso sentir a necessidade da experi√™ncia, da observa√ß√£o, ou seja, a necessidade de sair de n√≥s pr√≥prios para aceder √† escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.

√Č fato social toda maneira de agir, fixa ou n√£o, suscet√≠vel de exercer sobre o indiv√≠duo uma coer√ß√£o exterior; ou ent√£o ainda, que √© geral na extens√£o de uma sociedade dada, apresentando exist√™ncia pr√≥pria, independente das manifesta√ß√Ķes individuais que possa ter.

A constru√ß√£o do ser social, feita em boa parte pela educa√ß√£o, √© a assimila√ß√£o pelo indiv√≠duo de uma s√©rie de normas e princ√≠pios ‚ÄĒ sejam morais, religiosos, √©ticos ou de comportamento ‚ÄĒ que balizam a conduta do indiv√≠duo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, √© um produto dela.

A criança deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente; é por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-la na sua consciência e aí se conformar a ela.

N√£o h√°… sen√£o diferen√ßas de um certo g√™nero que tendem..uma para a outra; s√£o aquelas que em lugar de se opor e de se excluir, se completam mutuamente.

O indiv√≠duo s√≥ poder√° agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que est√° inserido, a saber quais s√£o suas origens e as condi√ß√Ķes de que depende. E n√£o poder√° sab√™-la sem ir √† escola, come√ßando por observar a mat√©ria bruta que est√° l√° representada.