Passagens de Fialho de Almeida

5 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Fialho de Almeida para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Em pa√≠ses cultos e com uma no√ß√£o definida de liberdade, rep√ļblica e monarquia constitucionais s√£o tabuletas anunciando uma s√≥ mercadoria.

A liberdade s√≥ √© dom precioso quando estejam os povos feitos para ela. Dar a um semib√°rbaro instintivo as regalias de um ser culto e consciente, √© p√īr a civiliza√ß√£o na conting√™ncia de um regresso brutal √† barb√°rie.

Instruir, salubrizar, enriquecer… Nenhuma obra de governo forte pode assentar sobre aquisi√ß√Ķes que n√£o sejam as derivadas pr√≥ximas destes postulados m√°ximos e extremos.

Civilizado ou embrutecido, todo o homem é presa de duas forças rivais que constantemente se investem e disputam primazias. Uma, que o reporta ao passado e lhe transmite por hereditariedade as ideias, hábitos e modos de ser e de ver dos antecessores. Outra, evolutiva, que adapta o indivíduo aos meios novos, e não cuida senão de o renovar e transformar rapidamente. A vida humana não é mais que o duelo entre duas forças antagónicas.