Frases sobre FĂ© de Papa Francisco

25 resultados
Frases de fé de Papa Francisco. As mais belas frases e mensagens de Papa Francisco para ler e compartilhar.

Quando as famĂ­lias trazem ao mundo as crianças, as educam na fĂ©, nos sadios valores, a contribuir para o bem da sociedade, tornam-se uma bĂȘnção para o mundo. As famĂ­lias podem tornar-se uma bĂȘnção para o mundo!

Todos somos tocados pelas maravilhas do Deus feito menino na gruta de BelĂ©m, pelo espanto do Filho de Deus que por amor de nĂłs Se torna Filho de Maria e Se faz pequeno e frĂĄgil. Estamos vigilantes e rezamos para que esta luz interior nĂŁo se dilua e a fim de que possamos trazer para a nossa vida quotidiana, familiar e profissional, a alegria da fĂ©, que se exprime na caridade, na benevolĂȘncia, na ternura.

Os pilares da educação são: transmitir conhecimentos, transmitir maneiras de fazer, transmitir valores. Através destes transmite-se a fé. O educador deve estar à altura das pessoas que educa, deve interrogar-se sobre como anunciar Jesus Cristo a uma geração que muda.

HĂĄ cristĂŁos que parecem ter escolhido viver uma espĂ©cie de Quaresma sem PĂĄscoa. Compreendo as pessoas que se vergam Ă  tristeza por causa das graves dificuldades que tĂȘm de suportar, mas Ă© preciso permitir que aos poucos a alegria da fĂ© comece a despertar, como uma secreta mas firme confiança, mesmo no meio das piores angĂșstias.

A doença grave pĂ”e sempre em crise a existĂȘncia humana e suscita interrogaçÔes que nos atingem profundamente. Nestas situaçÔes, a fĂ© em Deus Ă©, por um lado, posta Ă  prova, mas ao mesmo tempo revela toda a sua potencialidade positiva. NĂŁo porque a fĂ© faça desaparecer a doença, a dor ou as exigĂȘncias que dela derivam, mas porque dĂĄ uma chave com a qual poderemos compreender o mistĂ©rio do que estamos a viver.

O nosso mundo esquece Ă s vezes o valor especial do tempo passado junto ao leito dos doentes, porque somos avassalados pela pressa, pelo frenesim do fazer, do produzir, e nos esquecemos da dimensĂŁo da gratuitidade, de tomar conta. No fundo, por trĂĄs desta atitude estĂĄ com frequĂȘncia uma fĂ© morna, que esqueceu aquela palavra do Senhor que diz: «A mim mesmo o fizestes» (Mateus 25:40).

O crente aprende a ver-se a si mesmo a partir da fé que professa. A figura de Cristo é o espelho em que descobre realizada a sua própria imagem. E dado que Cristo abraça em Si mesmo todos os crentes que formam o Seu corpo, o cristão compreende-se a si mesmo neste corpo, em relação primordial com Cristo e os irmãos de fé.

Um aspeto da luz que nos guia no caminho da fĂ© Ă© tambĂ©m a «santa astĂșcia». Trata-se daquela sagacidade espiritual que nos permite reconhecer os perigos e evitĂĄ-los: «Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas» (Mateus 10:16).

Se nĂŁo fosse a referĂȘncia ao ParaĂ­so, o cristianismo reduzir-se-ia a uma Ă©tica, a uma filosofia de vida. Em vez disso, a mensagem da fĂ© cristĂŁ vem do CĂ©u, Ă© revelada por Deus e vai alĂ©m deste mundo. Crer na Ressurreição Ă© essencial, a fim de que os nossos atos de amor cristĂŁo nĂŁo sejam efĂ©meros e fins em si mesmos, mas se tornem uma semente destinada a desabrochar no jardim de Deus.

«Se tivĂ©sseis fĂ© como um grĂŁo de mostarda, dirĂ­eis a essa amoreira: “Arranca-te daĂ­ e planta-te no mar”, e ela havia de obedecer-vos» (Lucas 17:6).

A semente de mostarda é sempre pequeníssima, porém, Jesus diz que basta ter uma fé assim, pequena, mas verdadeira, sincera, para fazer coisas humanamente impossíveis, impensåveis. Todos conhecemos pessoas simples, humildes, mas com uma fé capaz de mover montanhas!

Sou um cristĂŁo «aos soluços» ou sou sempre um cristĂŁo? A cultura do provisĂłrio, do relativo, tambĂ©m entra na vivĂȘncia da fĂ©. Deus pede-nos que Lhe sejamos fiĂ©is todos os dias, nos atos do dia a dia, e acrescenta que, mesmo que Ă s vezes nĂŁo Lhe sejamos fiĂ©is, Ele Ă© sempre fiel.

A fé não se pode comprar, mas sim pedir e receber como dom. «Senhor, concede-me o dom da fé»; é uma bela oração! «Que eu tenha fé»; é uma bela oração.

Caros jovens, transportais a alegria da fé e dizei-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre; um coração jovem, mesmo aos setenta ou aos oitenta anos! Com Cristo, o coração nunca envelhece!

Recordo que, uma vez, quando era pĂĄroco, durante a missa das crianças, no dia de Pentecostes, fiz esta pergunta: «Quem sabe quem Ă© o EspĂ­rito Santo?» E todas as crianças levantaram a mĂŁo. Uma delas respondeu: «O paralĂ­tico!» Tinha ouvido «ParĂĄclito» e tinha percebido «paralĂ­tico»! É assim: o EspĂ­rito Santo Ă© sempre um pouco o desconhecido da nossa fĂ©.

A memĂłria dos nossos antepassados leva-nos Ă  imitação da fĂ©. Às vezes, Ă© verdade, a velhice tem o seu lado desagradĂĄvel pelas doenças que comporta. Mas a sabedoria que tĂȘm os nossos avĂłs Ă© a herança que nĂłs devemos receber. Um povo que nĂŁo toma conta dos avĂłs, que nĂŁo respeita os avĂłs, nĂŁo tem futuro, porque perdeu a memĂłria.

A mais bela das experiĂȘncias Ă© descobrir de quantos carismas diferentes e de quantos dons do seu EspĂ­rito o Pai colma a Sua Igreja! Isto nĂŁo deve ser visto como um motivo de confusĂŁo, de mal-estar; sĂŁo tudo dĂĄdivas que Deus concede Ă  comunidade cristĂŁ, para que possa crescer em harmonia, na fĂ© e no Seu amor, como um sĂł corpo, o corpo de Cristo.

Quando encontro uma pessoa a dormir ao relento, numa noite fria, posso sentir que esse vulto seja um imprevisto que me demora, um delinquente ocioso, um obstĂĄculo no meu caminho, um aguilhĂŁo molesto para a mina consciĂȘncia, um problema que os polĂ­ticos devem resolver e, talvez atĂ©, uma imundĂ­cie que suja o espaço pĂșblico. Ou entĂŁo posso reagir a partir da fĂ© e da caridade e reconhecer nele um ser humano com a mesma dignidade que eu.

É entre memĂłria e esperança que podemos encontrar Jesus. NĂŁo devemos ser cristĂŁos desmemoriados; devemos recordar-nos dos primeiros encontros com o Senhor, de quem nos transmitiu a fĂ© – a começar pelos pais e avĂłs – e a lei de Deus.

O crente estĂĄ pronto, num paciente silĂȘncio, para ouvir a voz de Deus e, de saĂ­da, para a anunciar aos outros, consciente de que a fĂ© Ă© um encontro.

Estas trĂȘs atitudes encorajam e relançam a vida de todos aqueles que se sentem subjugados pelo medo nos momentos difĂ­ceis.