Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória! Seja o vosso trabalho uma luta! Seja a vossa paz uma vitória!
Frases de Friedrich Nietzsche
735 resultadosPaga-se mal a um mestre, quando se continua sempre a ser o aluno.
Não suporto almas estreitas: não têm nada de bom, tampouco nada de mau.
Aquele era frio em suas relações e exigente em suas escolhas. Mas de um só golpe e para sempre estragou sua companhia. A isso chama seu casamento.
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.
Um mantém a sua opinião, porque imagina que chegou a ela por si mesmo, o outro porque a aprendeu com dificuldade e está orgulhoso por ter conseguido compreendê-la: ambos, em decorrência, por vaidade.
Desenvolver todas as faculdades significa desenvolver a anarquia. Perigoso!
É um pensador: isso significa que se empenha em tomar as coisas com maior simplicidade do que aquela que elas têm.
Desgarrar muitos do rebanho – foi para isso que eu vim.
Tenho alguma coisa como influência… Na correspondência Anti-semita… meu nome é mencionado em quase todas as questões. Zaratustra… tem encantado os anti-semitas; há uma interpretação especial anti-semita dele que me fez rir muito.
Ao refutarmos Deus, verdadeiramente só refutamos o Deus moral.
Não gosto de pessoas que, para ter algum efeito, necessitam estourar como bombas, e junto às quais há sempre perigo de perdermos subitamente a audição – e mesmo alguma coisa a mais.
Culpamos as pessoas das quais não gostamos pelas gentilezas que nos demonstram.
A solidão, mais ainda que a doença, demonstra, da maneira mais radical, se um homem foi criado e predestinado para a vida; ou se, como a maioria, o foi para a morte.
Educação. A educação é um prosseguimento da geração e, com frequência, uma espécie de embelezamento posterior da mesma.
Todos os homens das profundezas põem a sua felicidade em se poderem parecer com os peixes voadores que brincam no alto da crista das vagas; consideram que a superfície é a melhor das coisas: o que elas têm à flor da pele.
Seja impetuoso, um livre-pensador, supere suas limitações.
O falso amor de si mesmo transforma a solidão em prisão.
O cristianismo é uma metafísica do carrasco.
Aquilo que vivemos no sonho, e que nele vivemos repetidas vezes, termina por pertencer à economia global de nossa alma, tanto quanto algo realmente vivido