Frases sobre √Āgua

207 resultados
Frases de água escritos por poetas consagrados, filósofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

Que o amor é como o mar: sendo infinito espera ainda em outra água se completar.

Quando há apego ao bem, este deixa de ser bem; quando não há apego, até o mal deixa de ser mal. O verdadeiro bem está presente onde não há apego algum, tal como nas águas que correm ou nas nuvens que flutuam. Em outras palavras, o verdadeiro bem transcende o apego.

Devemos desconfiar do amor que nasce antes de criar raízes: o fogo incipiente apaga-se com pouca água.

Nenhuma ideia brilhante consegue entrar em circula√ß√£o se n√£o agregando a si qualquer elemento de estupidez. O pensamento colectivo √© est√ļpido porque √© colectivo: nada passa as barreiras do colectivo sem deixar nelas, como real de √°gua, a maior parte da intelig√™ncia que traga consigo.

O ci√ļme √© uma das enfermidades psicol√≥gicas mais cong√™nitas. Quando se nasce com ela, a cura √© dif√≠cil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de √°gua, em cada bocado de p√£o.

Sentia-se aliviada, como uma pessoa que está se afogando e desiste de tentar lutar contra as águas. Ver um homem agir com autoconfiança era para ela um salva-vidas lançado à sua frente num momento em que ela já se esquecera da existência de salva-vidas.

N√£o haver√°, entre um esp√≠rito que abarrota de inven√ß√Ķes alheias e outro que inventa por si pr√≥prio, a mesma diferen√ßa que vai de um recipiente que se enche de √°gua √† fonte que a fornece ?

√Č a mensageira da saudade, √© o relic√°rio da prece, √© a cristaliza√ß√£o da m√°goa. √Č imortal, porque deriva da alma. √Č a √°gua que n√£o seca, a l√°grima, √°gua do cora√ß√£o – salgada porque vem de um oceano sem praias, que √© o desespero, estrela porque demanda o c√©u.

O mecenas não será aquele que olha com indiferença um homem a debater-se na água, e depois lhe prodigaliza uma ajuda embaraçosa mal ele chega à margem ?

Guardar-me intacta, como um cristal transparente, para qu√™? Mas n√£o imitemos Jeremias… s√≥ na alma √© que a lama se n√£o apaga; aquela com que nos salpicam, sai com √°gua limpa.

Há uma espécie de reciprocidade entre a necessidade e o objecto que a satisfará. Não penso em beber; mas este copo ao meu alcance dá-me sede. Tenho sede e imagino o copo de água delicioso.

A vida é água endurecendo a pedra. Afinal, requer-se fartura de coração.

Também nós, sãos ou doentes, podemos oferecer os nossos trabalhos e sofrimentos como aquela água que encheu as vasilhas das bodas de Canaã e foi transformada no vinho melhor.

Todos sabemos que, quando a √°gua est√° parada, apodrece. H√° um ditado espanhol que reza assim: ¬ęA √°gua parada √© a primeira a apodrecer.¬Ľ N√£o estejais parados. Devemos caminhar, dar um passo todos os dias, com a ajuda do Senhor.

O verbo grego ¬ębatizar¬Ľ significa ¬ęemergir¬Ľ. O banho com a √°gua √© um rito comum em v√°rias cren√ßas para exprimir a passagem de uma condi√ß√£o para outra, sinal de purifica√ß√£o para um novo come√ßo. Mas para n√≥s, crist√£os, n√£o deve passar despercebido que, se √© o corpo a ser imergido na √°gua, √© a alma que √© imersa em Cristo para receber o perd√£o do pecado e resplandecer de luz divina.

Se √© necess√°ria uma salutar aten√ß√£o √† salvaguarda da Cria√ß√£o, da pureza do ar, da √°gua e dos alimentos, tanto mais devemos salvaguardar a pureza daquilo que temos de mais precioso: os nossos cora√ß√Ķes e as nossas rela√ß√Ķes. Esta ¬ęecologia humana¬Ľ ajudar-nos-√° a respirar o ar puro que prov√©m das coisas belas, do amor, da santidade.