Frases sobre Homens de José Luís Peixoto

12 resultados
Frases de homens de José Luís Peixoto. As mais belas frases e mensagens de José Luís Peixoto para ler e compartilhar.

Penso: talvez haja uma luz dentro dos homens, talvez uma claridade, talvez os homens nĂŁo sejam feitos de escuridĂŁo, talvez as certezas sejam uma aragem dentro dos homens e talvez os homens sejam as certezas que possuem.

A planície é velha de muito ter visto. Sabe a vida dos påssaros, que larga como mensageiros ao céu; sabe a das cigarras, que acolhe na sua pele para que cantem depois do calor; sabe a vida dos homens, que permite e sepulta piedosamente.

Os homens depois da derrota inevitåvel da vida, a nunca quererem aceitar a noite, a nunca quererem anoitecer e tornarem-se ontem amanhã, memória, os homens depois da vitória da terra sobre o corpo, a nunca aceitarem o seu corpo inacessível aos seus gestos, as suas mãos sem préstimo no espaço que lhes resta num sonho negro, as suas pernas a recusarem passos nas paredes negras e frias da solidão sem fim.

Para cada um existe uma morte, e essa morte que é diferente de homem para homem, como é diferente a vida, faz-nos caminhar entre tudo o que é negro para nós, entre toda a solidão, gritando para ninguém tudo o que podemos amar.

Os homens são uma parte pequena do mundo, e eu não compreendo os homens. Sei o que fazem e as razÔes imediatas do que fazem, mas saber isso é saber o que estå à vista, é não saber nada. Penso: talvez os homens existam e sejam, e talvez para isso não haja qualquer explicação; talvez os homens sejam pedaços de caos sobre a desordem que encerram, e talvez seja isso que os explique.

NĂŁo queiras existir sem erros. As vestes de imperador conservam um homem assustado. Repara na angĂșstia amargosa com que tenta manter fronteiras e castelos de areia contra as ondas do oceano. NĂŁo queiras fronteiras. Quer antes a distĂąncia, os teus braços a afastarem-se sem horizonte, as tuas palavras a desfazerem-se no ar. A imperfeição Ă© muito mais bonita do que a perfeição porque a perfeição nĂŁo existe. Ou, se existe, estĂĄ ao lado do erro, faz parte dele.

Hoje, as naturezas-mortas são feitas da passagem do homem pelo meio e não de uma composição geométrica de frutas, que apodreceram após uma semana e que, só ali, na tela, permanecem perfeitas e ridículas.

É um contra-senso que um Deus tĂŁo magnĂąnimo, omnipotente e omnipresente condicione a sua atitude perante o homem por este acreditar ou nĂŁo na sua existĂȘncia, quando ainda por cima nĂŁo se manifesta directamente, Ă© um estranho.

Um homem sem certezas perde quase tudo de ser homem. É como o corpo sem a carne, Ă© como as ideias sem o pensamento, um homem sem certezas. Um homem vazio de certezas. Um homem vazio.