Frases de Masaharu Taniguchi

827 resultados
Frases de Masaharu Taniguchi. Conheça este e outros autores famosos em Poetris.

A teoria da negação, que considera efêmero o mundo fenomênico, quando não se fundamenta na certeza da existência do Eu divino (Imagem Verdadeira), degenera em pessimismo e niilismo. A mesma teoria da negação, quando se alicerça na certeza da existência do Eu divino (Imagem Verdadeira), torna-se a maior das filosofias otimistas. Esta última é a Seicho-No-Ie.

Meu ensinamento é um caminho largo. É um caminho que permite valorizar e reverenciar tudo que tem Vida. É um caminho que ensina a reverenciar até mesas e nabos.

Num grau mais elevado de amor, a pessoa ama o próximo e quer vê-lo contente. Entretanto, apesar de não ser um amor interesseiro, ela se sentirá decepcionada ou triste se o próximo não se alegrar ou não perceber a sua boa intenção.

Quem pensa que não será forte se não subjugar os outros, desconhece a Imagem Verdadeira de sua Vida. Na Imagem Verdadeira, ele é forte mesmo sem subjugar ninguém.

Trabalhar em prol dos outros consiste na criação de novos valores. Não há outra forma de servir a não ser pela criação de novos valores.

Quando estamos dormindo, quando estamos acordados, quando tomamos refeições, enfim, em cada momento devemos nos cuidar para não nos afastarmos de nossa Imagem Verdadeira.

Os remédios e as doenças são da mesma espécie. Por isso de acordo com a lei mental da atração dos semelhantes, as doenças vêm espontaneamente ao encontro das pessoas que gostam de remédios.

Uns ajudam o próximo por amor, outros ajudam-no por vaidade. Aqueles serão engrandecidos diante de Deus e estes serão diminuídos diante de Deus.

O tesouro escondido em teu interior passa de estado latente para o estado manifesto através da oração e do trabalho.

Não prendas demasiadamente teus filhos. Entrega-os aos cuidados de Deus. Quando eles, sentindo-se aprisionados começarem a passar mais tempo fora do que dentro de casa, estarão à beira do abismo.

Um próspero comerciante, adepto da Seicho-No-Ie, foi traído pelo gerente em quem confiava: esse gerente apropriou-se de uma vultosa soma, o que levou a empresa à beira da ruína. Mas o comerciante não se desesperou. Dependurou na parede um quadro onde se lia ‘Ama o teu inimigo’; reconhecendo que justamente por se ver em dificuldade lhe brotou uma grande força, sentiu-se grato ao inimigo (o gerente que lhe traíra a confiança). E, com ânimo redobrado, passou a trabalhar para reerguer a empresa, viajando quase diariamente para conseguir nova clientela. Coisa de meio ano, conseguiu lucro suficiente para cobrir a maior parte do prejuízo sofrido.

O estado mental sem apegos, livre, alegre e sereno como as brancas nuvens que pairam no céu azul – este é o estado de espírito daqueles que despertaram para a Verdade.

A ilusão é como um vulcão: se o encobrimos sem eliminar o fogo, ele irromperá noutra parte. Se a pessoa tratar da doença sem eliminar a ilusão mental, que é a causa principal, a doença reaparecerá noutra parte do corpo. Tal pessoa será um assíduo cliente dos médicos.

Tudo será harmoniosamente realizado, sem precipitação e com facilidade, se confiarmos tudo a Deus e acreditarmos que ‘não sou eu que faço, é Deus quem me faz realizar’.

A sociedade é uma ‘academia para se aprender o auto controle’. Sob este aspecto, pode-se dizer que nossa alma recebe maior polimento no âmbito da sociedade, do que no lar.