Pensa-se que o homem deixa de ser pobre quando obtém dinheiro. Mas aquele que se sente rico somente quando obtém dinheiro tem a alma pobre. É preciso compreender que a Vida do homem é originalmente rica, mesmo sem acréscimo de dinheiro e outros bens materiais.
Frases sobre Homens de Masaharu Taniguchi
72 resultadosDeus não castiga o homem; castiga apenas o pecado. Castigar o pecado significa desmascarar a ilusão, mostrando que a carne é vazia e que nela não existe prazer nem Vida. O pecado, quando castigado, revela sua original inexistência e desaparece. Quando o pecado é anulado, o homem se purifica e revela sua original natureza divina.
A Vida se origina de Deus. Deus é Amor. Um ato que expressa o amor vivifica o homem muito mais do que mil fortificantes.
Não queiras ser compreendido pelo homem carnal. Este sempre comete algum equívoco porque é produto da ilusão. Olha para o homem espiritual; dirige-te ao homem espiritual. Nem é preciso desejares ser compreendido, pois homens espirituais se compreendem mutuamente desde o princípio.
A matéria em si não possui poder algum. Quem empresta à matéria força para dominar o homem é o próprio homem.
O ascetismo é uma prática em que o homem, admitindo a existência do ‘eu iludido’, esforça-se para eliminar sua ilusão. O despertar consiste na compreensão de que ‘o eu iludido não existe’; esta compreensão é que ocasiona o desaparecimento natural da ilusão e o aparecimento natural do ‘Eu eternamente feliz’. O ascetismo exige sacrifício, mas o despertar dispensa sacrifício.
O amor é uma energia que vivifica o todo. Também a paixão, por se originar do instinto de preservar a espécie, é na verdade uma ‘energia que vivifica o todo’. Assim sendo, é falsa a paixão que faz a pessoa entrar em choque com o mundo a seu redor e deixar de se harmonizar com o todo. A paixão é bela quando acompanhada do esforço de fazê-la evoluir para o amor (a energia que promove a harmonia e vivifica o todo). A simples atração física entre um homem e uma mulher não difere da atração instintiva entre os animais irracionais. A atração entre animais irracionais não inspira o belo porque nela não existe o esforço para a sublimação. As peças teatrais de Chikamatsu comove pela beleza dos sentimentos humanos, porque os casos de amor de seus personagens expressam o esforço humano de fazer a paixão evoluir para o amor. Mesmo nos casos em que esse esforço resulta em fracasso, no próprio esforço está a manifestação da Vida e do belo.
Homem carnal não é homem verdadeiro; não é filho de Deus.
Nos tempos antigos, quando um homem justo era assassinado traiçoeiramente, os familiares da vítima tinham o direito de se vingar, matando o assassino. Na maioria dos casos, a missão de abater o inimigo cabia a um filho jovem ou a um irmão mais novo da vítima, ainda inexperientes no manejo da espada. No entanto, conseguiam vencer o inimigo, mais velho e mais experiente. Isto é possível porque o Céu não ajuda os ingratos e os traidores.
Escrevi a coleção A Verdade da Vida e outras obras em meio a afazeres, justamente quando eu não tinha tempo ocioso; e quem os lê encontra serenidade. Isto prova que o homem pode se manter sereno em meio a muitos afazeres.
A matéria não cura o homem, assim como o pecado não tem força para salvar o homem.
O homem vê no próximo a sua própria imagem e jamais a imagem real do outro. O que vê é sua mente refletida no espelho chamado ‘o outro’.
Mesmo que envolvamos um diamante com lama e imundícies, ele próprio não se macula. O diamante permanece limpo e puro sob a sujeira. O que está sujo é apenas a sujeira. Assim também é a essência espiritual do ser humano: por mais que o homem se envolva com pecados, jamais fica maculado; apenas encobre sua natureza verdadeira. É isto que queremos dizer quando afirmamos que ‘neste mundo não há um pecador sequer’. Na verdade, o que é pecaminoso é unicamente o pecado e não o ser verdadeiro, isento de pecado.
A ilusão é como a neblina da manhã. Assim como a neblina dissipa-se por si mesma quando surge o Sol, a ilusão também desaparece por si mesma quando o homem desperta para a Imagem Verdadeira. Ficar com a mente presa à ilusão, preocupado em eliminá-la, é o mesmo que encerrar a ilusão numa caixinha, impedindo-a de ir-se.
A calma que se obtêm apenas quando se tem folga não é verdadeira. O homem deve tornar-se capaz de ter calma inclusive quando está atarefado.
O homem é Espírito e o Espírito é Deus. Desperta do sonho em que consideras o homem como corpo carnal.
Se pisares acidentalmente num pedaço de corda e julgares tratar-se de uma serpente, ficarás tão assustado com teu próprio equívoco, que até poderás adoecer. No entanto, a corda continua sendo corda mesmo que tenhas pensado ser uma serpente. Assim também é a Imagem Verdadeira do homem. Mesmo que a pessoa adoeça por ter uma visão errônea de sua Imagem Verdadeira, esta continua perfeita, isenta de envelhecimento, doença e morte.
Há quem pense que o papel da religião consiste em despertar o ‘homem em ilusão’ e conduzi-lo à Verdade. Mas a verdadeira religião propicia a compreensão de que o ‘homem em ilusão’ não existe originalmente, e promove o surgimento natural e espontâneo do homem verdadeiro – a Imagem Verdadeira – eternamente feliz. ‘Homem em ilusão’ não existe originalmente. Por isso, só lhe resta desaparecer, quando o ser humano desperta para a Imagem Verdadeira.
O Bem consiste em servir à Imagem Verdadeira da Vida, em viver conforme a vontade da Imagem Verdadeira da Vida. De nada adianta viver dividido, ora recorrendo à matéria, ora recorrendo à Imagem Verdadeira da Vida. O homem não pode servir a dois senhores.
Trabalho e empregado são coisas distintas. Trabalho existe sempre, em toda parte, mas emprego pode escassear. O trabalho remunerado por Deus com a evolução espiritual existe sempre, em toda parte, mas o emprego remunerado pelos homens pode faltar.