Eu sou sozinha no mundo e não acredito em ninguém; todos mentem, às vezes até na hora do amor, eu não acho que um ser fale com o outro, a verdade só me vem quando estou sozinha
Frases sobre Mundo de Clarice Lispector
63 resultadosTalvez eu tenha que chamar de mundo esse meu modo de ser um pouco de tudo. Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza?
A pior descoberta foi a de que o mundo não é humano, e de que não somos humanos.
A verdade é o resíduo final de todas as coisas e no meu inconsciente está a verdade que é a mesma do mundo.
Nós estamos tão longe de compreender o mundo que nossa cabeça não consegue raciocinar senão à base de finitos.
Às vezes eu tenho vontade ser menos intensa, só pra poder entender como o resto do mundo aguenta essas coisas que me devoram permanentemente e de uma forma tão absurda…
Não, não quero mais gostar de ninguém porque dói. Não suporto mais nenhuma morte de ninguém que me é caro. Meu mundo é feito de pessoas que são as minhas – e eu não posso perdê-las sem me perder.
É a ira de Deus. E se essa escuridão se transformar em chuva, que volte o dilúvio, mas sem a arca, nós que não soubemos fazer um mundo onde viver e não sabemos na nossa paralisia como viver.
É assim porque é assim. Existe no mundo outra resposta? Se alguém sabe de uma melhor, que se apresente e diga, estou a anos esperando.
Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece.
Escrevo por ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens.
Eu, que jamais me habituarei a mim, estava querendo que o mundo não me escandalizasse.
O mundo me parece uma coisa vasta demais e sem síntese possível
Pela primeira vez eu sinto que me esquecimento está enfim ao nível do mundo.
Sou inquieta e áspera e desesperançada. Estou cansada. Meu cansaço vem muito porque sou pessoa extremamente ocupada: tomo conta do mundo. Meu esforço: trazer agora o futuro para já.
Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
Sou uma árvore que arde com duro prazer. Só uma doçura me possui: a conivência com o mundo.
Comecei a escrever pequenos contos logo que me alfabetizaram, e escrevi-os em português, é claro. Criei-me em Recife. […] E nasci para escrever. A palavra é meu domínio sobre o mundo.
Sempre me restará amar. Escrever é alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar: posso um dia sentir que já escrevi o que é o meu lote neste mundo e que eu devo aprender também a parar. Em escrever eu não tenho nenhuma garantia. Ao passo que amar eu posso até à hora de morrer. Amar não acaba. É como se o mundo estivesse à minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera.
Fantástico: o mundo por um instante é exatamente o que o meu coração pede.