Frases de Orhan Pamuk

31 resultados
Frases de Orhan Pamuk. Conheça este e outros autores famosos em Poetris.

Quando um Ocidental encontra alguém de um país pobre, sente profundo desprezo. Ele assume que a cabeça do pobre homem está cheia de todos os disparates que mergulharam o seu país na pobreza e no desespero.

Eu cheguei à conclusão que a espera pela arte, como a espera pelo amor, é uma doença que nos cega, e que nos faz esquecer aquilo que nós já conhecemos, obscurecendo a realidade.

Ele sentiu o mesmo tipo de culpa e vergonha que sentia quando jovem, ao sair de reuniões políticas. Aquelas reuniões políticas o perturbavam não apenas porque ele era um rapaz de alta classe média, mas também porque as discussões eram cheias de atitudes infantis e exageros.

Toda a pessoa tem uma estrela, e toda a estrela tem um amigo, e para cada pessoa que transporte uma estrela existe outra que a reflecte, e toda a gente transporta este reflexo como um confidente secreto no seu coração.

O silêncio da neve, pensou o homem que estava sentado logo atrás do motorista de ônibus. Se aquilo fosse o começo de um poema, poderia chamar o que sentia em seu íntimo de o silêncio da neve.

Um escritor é alguém que gasta anos, pacientemente, a tentar descobrir o segundo ser dentro dele, e o mundo que faz que ele seja o que é: quando eu falo de escrita, a primeira coisa que me vem à cabeça não é uma novela, um poema, ou tradição literária, é uma pessoa que se fechou a si própria num quarto, sentou-se a uma mesa, e, sozinha, volta-se para dentro; por entre as suas sombras, ele constrói um novo mundo com palavras.

O amor é a capacidade de tornar visível o invisível e o eterno desejo de sentir o invisível em nós próprios.

Nada é mais surpreendente que a vida. Excepto a escrita. Excepto a escrita. Sim, de certeza, excepto a escrita, a única consolação.

Se você não é capaz de confiar nas pessoas, nunca vai conseguir chegar a lugar nenhum na vida.

Pode não acontecer no primeiro instante, mas no espaço de dez minutos em que conhece um homem, uma mulher fica com uma ideia clara de quem ele é, ou pelo menos de como é que será para ela, e o seu coração de copas já lhe disse se ela vai ou não cair de amores por ele.

Os livros, que nós tomamos como consolação, apenas acrescentam profundidade ao nosso lamento.

A maior felicidade é quando o olho descobre a beleza onde nem a mente a concebeu nem a mão a sentiu.