Frases sobre Pele de José Luís Peixoto

6 resultados
Frases de pele de José Luís Peixoto. As mais belas frases e mensagens de José Luís Peixoto para ler e compartilhar.

O futuro Ă© o grande enigma. É a luz que cega, o sol. Mas, como com o sol, Ă© necessĂĄrio e saudĂĄvel que se abram as janelas, que se respire, que se fechem os olhos e se sinta na pele.

A outra pessoa nĂŁo Ă© apenas uma imagem. É um silĂȘncio morno, monstro, a explodir significados que nĂŁo somos capazes de entender, mas que distinguimos atĂ© ao centro do nevoeiro mais sĂłlido e que, se for preciso, defendemos atĂ© a nossa pele se gastar, atĂ© gastarmos a pele e, claro, morrermos.

A planície é velha de muito ter visto. Sabe a vida dos påssaros, que larga como mensageiros ao céu; sabe a das cigarras, que acolhe na sua pele para que cantem depois do calor; sabe a vida dos homens, que permite e sepulta piedosamente.

Assistirmos ao sofrimento do nosso filho Ă© estarmos em carne viva por dentro, Ă© nĂŁo termos pele, Ă© um incĂȘndio a arder no mundo inteiro, mesmo no mundo inteiro. E cada som do nosso filho a sofrer Ă© silĂȘncio em brasa, Ă© a cabeça cheia de silĂȘncio em brasa, o peito cheio, incandescente, o mundo inteiro em brasa.

Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca ĂĄrvores pelas raĂ­zes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atravĂ©s desse grito, Ă  sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim prĂłprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencĂȘ-lo mais uma vez e sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força Ă© imortal.

Os segredos estĂŁo dento de nĂłs. Como tudo o que sabemos, tambĂ©m os segredos nos constituem. Quando os seguramos, quando somos mais fortes e os contemos, alastram-se em nĂłs. Desde dentro, chegam Ă  nossa pele. Depois, avançam atĂ© sermos capazes de os distinguir Ă  nossa volta. E, no silĂȘncio, somos capazes de os reconhecer. EntĂŁo, nesse momento, jĂĄ nĂŁo sĂŁo apenas os segredos que estĂŁo dentro de nĂłs, somos tambĂ©m nĂłs que estamos dentro dos segredos.