Cita√ß√Ķes de Gaston Bachelard

30 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Gaston Bachelard para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A ¬ęraz√£o humana¬Ľ, assim como o ¬ęraio do electr√£o¬Ľ, s√£o apenas resumos estat√≠sticos.

A Realidade do Amor

Que sempre existam almas para as quais o amor seja tamb√©m o contacto de duas poesias, a converg√™ncia de dois devaneios. O amor, enquanto amor, nunca termina de se exprimir e exprime-se tanto melhor quanto mais poeticamente √© sonhado. Os devaneios de duas almas solit√°rias preparam a magia de amar. Um realista da paix√£o ver√° a√≠ apenas f√≥rmulas evanescentes. Mas n√£o √© menos verdade que as grandes paix√Ķes se preparam em grandes devaneios. Mutilamos a realidade do amor quando a separamos de toda a sua irrealidade.

O Conceito e a Imagem

Entre a imagem e o conceito, nenhuma síntese. Tampouco essa filiação, sempre dita, jamais vivida, pela qual os psicólogos fazem o conceito emergir da pluralidade das imagens. Quem se entrega com todo o seu espírito aos conceitos, com toda a sua alma às imagens, sabe bem que os conceitos e as imagens se desenvolvem em linhas divergentes da vida espiritual.

Pelas suas técnicas prodigiosas, o homem ultrapassa, ao que parece, os contextos do seu próprio pensamento.

As imagens imaginadas s√£o antes sublima√ß√Ķes dos arqu√©tipos do que reprodu√ß√Ķes da realidade.

A morte é, em primeiro lugar, uma imagem, permanece uma imagem. Só pode ser consciente em nós caso se exprima, e só se pode exprimir por metáforas.