Passagens de George Sand

65 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de George Sand para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Desprezo e Receio

J√° notei que a maior parte dos homens se sente a√ßulada e indignada quando, em pleno combate moral, recorremos √† ternura e ao afecto. √Č v√™-los feras amansadas e apanhadas de surpresa assim que recorremos √† viol√™ncia ou √† dureza. Ra√ßa detest√°vel! Tal preceito mant√©m-se praticamente inalter√°vel no que respeita ao amor.
Realidade estranha e deplorável, pois, em muitos casos, é igualmente aplicável à amizade; realidade pavorosa, desesperante, mas inevitável, necessária à subsistência das nossas sociedades, dos governos mais democráticos aos mais despóticos. Quando não é refreado nem reprimido, o homem aproveita imediatamente para cometer abusos. Despreza quem o receia e maltrata quem o ama; receia quem o despreza e ama quem o maltrata.

Os carácteres mais sociáveis são, às vezes, aqueles que menos dignidade possuem.

Só se deverá acreditar num Deus que ordene aos homens a justiça e a igualdade.

Objectivo de Fim de Vida

Ainda sou √ļtil, apesar da idade avan√ßada. O meu c√©rebro n√£o perdeu o vigor. Sinto que absorveu muito e que nunca esteve t√£o bem alimentado. √Č errado pensar que a velhice √© um declive por onde vamos caindo: muito pelo contr√°rio, subimos, e a passos largos, surpreendentes. O trabalho intelectual faz-se t√£o rapidamente como nas crian√ßas o trabalho f√≠sico. N√£o √© que n√£o nos aproximemos do fim da vida, mas fazemo-lo como se fosse um objectivo, e n√£o o derradeiro e fatal baixio onde encalharemos para sempre.

Nenhum século professou o egoísmo de uma forma tão franca e tão crua como o nosso.

A infelicidade mostrou-me, pouco a pouco, outra religi√£o bem diferente da religi√£o ensinada pelos homens.

O verdadeiro é demasiado simples, mas chega-se sempre lá pelo caminho mais complicado.

Não é com os livros que se deve ensinar, é com a memória e com a razão.

Não caminhes à minha frente, porque não te seguirei. Não caminhes atrás de mim, pois não te guiarei. Só existe uma felicidade na vida, amar e ser amado.

Eu te amo para amar-te e n√£o para ser amado, pois nada me d√° tanta felicidade como te ver feliz.