Cita√ß√Ķes de Ivan Turgueniev

9 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Ivan Turgueniev para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Todos os sentimentos podem conduzir ao amor e √† paix√£o. Todos: o √≥dio, a compaix√£o, a indiferen√ßa, a venera√ß√£o, a amizade, o medo e at√© mesmo o desprezo. Sim, todos os sentimentos… excepto um: a gratid√£o. A gratid√£o √© uma d√≠vida: todo o homem paga as suas d√≠vidas… mas o amor n√£o √© dinheiro.

A arte de um povo é a sua alma viva, o seu pensamento, a sua língua no significado mais alto da palavra; quando atinge a sua expressão plena, torna-se património de toda a humanidade, quase mais do que a ciência, justamente porque a arte é a alma falante e pensante do homem, e a alma não morre, mas sobrevive à existência física do corpo e do povo.

Sem autenticidade, sem educação, sem liberdade no seu significado mais amplo Рna relação consigo mesmo, com as próprias ideias pré-concebidas, até mesmo com o próprio povo e com a própria história Рnão se pode imaginar um artista verdadeiro; sem este ar não é possível respirar.

A felicidade de cada indiv√≠duo funda-se na desgra√ßa de alguns outros; o interesse e a comunidade de uns exigem as priva√ß√Ķes e a infelicidade dos outros.