Cita√ß√Ķes de Michel Foucault

19 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Michel Foucault para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir.

A heresia e a ortodoxia n√£o derivam de um exagero fan√°tico dos mecanismos doutrin√°rios, elas lhes pertencem fundamentalmente.

A ordem √© ao mesmo tempo aquilo que se oferece nas coisas como sua lei interior,a rede secreta segundo a qual elas se olham de algum modo umas √†s outras e aquilo que s√≥ existe atrav√©s do crivo de um olhar, de uma aten√ß√£o, de uma linguagem…

O Poder do Discurso

Por mais que aparentemente o discurso seja pouco importante, as interdi√ß√Ķes que o atingem logo e depressa revelam a sua liga√ß√£o com o desejo e com o poder. E o que h√° de surpreendente nisso, j√° que o discurso – como a psican√°lise nos demostrou – n√£o √© simplesmente o que manifesta (ou oculta) o desejo; √© tamb√©m o que √© o objecto do desejo; e j√° que – a hist√≥ria n√£o cessa de nos indicar – o discurso n√£o √© simplesmente o que traduz as lutas ou os sistemas de domina√ß√£o, mas aquilo por que, aquilo pelo que se luta, o poder do qual procuramos apoderar-nos.

A ficção consiste não em fazer ver o invisível, mas em fazer ver até que ponto é invisível a invisibilidade do visível.

Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.

N√£o h√° ang√ļstia, nem fantasia por tr√°s da felicidade, √© esta que n√£o toleramos mais

A disciplina é um princípio de controle da produção do discurso. Ela lhe fixa os limites pelo jogo de uma identidade que tem a forma de uma reatualização permanente das regras.

A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.

O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar.