Cita√ß√Ķes de Nicolau Maquiavel

120 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Nicolau Maquiavel para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Todos podem ver, mas poucos s√£o os que sabem sentir… Todos veem o que tu pareces, mas poucos o que realmente √©s.

O desejo de conquista é coisa realmente muito natural e comum; e, sempre que os homens conseguem satisfazê-lo, são louvados, nunca recriminados; mas, quando não conseguem e querem satisfazê-lo de qualquer modo, aí estão o erro e a recriminação.

E poder-se-ia num longo discurso mostrar como são melhores os frutos da pobreza que os da riqueza e como uma tem trazido honra às cidades, às províncias e aos partidos, enquanto a outra os tem arruinado, se este assunto já não tivesse sido tratado muitas vezes por outras pessoas.

Quem num mundo cheio de perversos pretende seguir em tudo os ditames da bondade, caminha inevitavelmente para a própria perdição.

[…], creio que se pode admitir que a sorte seja √°rbitra da metade dos nossos atos, mas que nos permite o controle sobre a outra metade, aproximadamente.

O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.

Quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja; e se não consegue realizá-lo, maior dor sente.

Os homens devem ser adulados ou destruídos, pois podem vingar-se das ofensas leves, não das graves; de modo que a ofensa que se faz ao homem deve ser de tal ordem que não se tema a vingança.

Assim, um pr√≠ncipe s√°bio pensar√° em como manter todos os seus cidad√£os, e em todas as circunst√Ęncias, dependentes do Estado e dele; e a√≠ eles ser√£o sempre confi√°veis.

…Pois o homem que queira professar o bem por toda parte √© natural que se arru√≠ne entre tantos que n√£o s√£o bons.

São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar.

Você não terá piedade diante de seus inimigos. E ao se voltarem contra você, calar-se-ão diante de sua grandeza de alma.