Textos sobre Memórias de José Luís Nunes Martins

2 resultados
Textos de memórias de José Luís Nunes Martins. Leia este e outros textos de José Luís Nunes Martins em Poetris.

Para Além do Hoje

Cada vez mais se vive o momento. Fugimos do passado e temos medo do futuro, o que implica que somos forçados a viver um presente demasiado pequeno.

Os tempos de descanso devem ser ocasião de trabalho interior. Mas, vai sendo cada vez mais raro encontrar gente com memória, assim com também é raro encontrar pessoas com discernimento suficiente para se comprometerem em projetos a longo prazo.

Navega-se Ă  vista… sem riscos, sem sucessos nem fracassos… sem sentido. Vamos dando as respostas mĂ­nimas ao mundo e aos outros, em vez de sermos protagonistas dos nossos sonhos e herĂłis apesar das nossas derrotas.
O passado e o futuro nĂŁo sĂŁo mentira. SĂŁo partes da verdade. Sou o que fui e o que serei. Uma identidade que vive no tempo, uma coerĂȘncia que se constrĂłi atravĂ©s diferentes espaços e tempos, amando o que hĂĄ de eterno em cada momento. Elevando o espĂ­rito acima da realidade concreta do mundo.

Uma existĂȘncia autĂȘntica – uma vida com valor – constrĂłi-se com uma estrutura sĂłlida, equilibrada e aberta a horizontes mais longĂ­nquos em termos temporais. Um presente maior, com mais passado e mais futuro. Sermos quem somos, de olhos abertos.

Continue lendo…

O que Ă© Dar a Vida?

Dar a vida Ă© amar. Abdicar de si… em favor de um outro. Vencer egoĂ­smos e medos com a convicção de que dar-se nunca Ă© um excesso nem uma cobardia.

Dar a vida Ă© perder-se para se encontrar. Entregar-se para se receber
 É aparecer, sair de si atĂ© ao ponto de se poder ver bem diante dos prĂłprios olhos.

Dar a vida Ă© vivĂȘ-la tal como ela Ă© na essĂȘncia: generosa! Ser mais vida na vida de outro alguĂ©m. Cuidar da existĂȘncia do outro com a sua
 dar a vida Ă© ser outro. Melhor. Muito.
Dar a vida Ă© ser um sorriso apenas com um olhar. É oferecer lĂĄgrimas a quem jĂĄ perdeu as suas. Ser um silĂȘncio onde hĂĄ paz
 e uma melodia que revela que o melhor do mundo repousa em nĂłs
 Ă  espera de nĂłs.

Dar a vida Ă© reconhecer a beleza que hĂĄ neste mundo. No outro e no mundo do outro. É contribuir para o equilĂ­brio e ficar em harmonia
 com tudo e com cada coisa, compreendendo que a verdadeira alegria Ă© a coisa mais sĂ©ria da vida.

Dar a vida Ă© guardar-se para o momento oportuno,

Continue lendo…