A Nossa Falsa Verdade
Uma vez que em boa verdade os homens apenas se interessam pela sua opiniĂŁo prĂłpria, qualquer indivĂduo que queira apresentar uma dada opiniĂŁo trata de olhar para um lado e para o outro Ă procura de meios que lhe permitam dar força Ă posição, sua ou alheia, que defende.
As pessoas servem-se da verdade quando ela lhes Ă© Ăștil, mas recorrem com retĂłrica paixĂŁo Ă falsidade logo que se lhes depara o momento em que a podem usar para produzir a ilusĂŁo de um meio-argumento e dar assim, com uma manobra de diversĂŁo, a aparĂȘncia de unificar aquilo que se apresenta como fragmentĂĄrio.
A princĂpio, quando me apercebia de tais situaçÔes, ficava incomodado, depois passei a ficar perturbado, mas tudo isso suscita-me hoje um prazer malicioso. E prometi a mim mesmo que nunca mais volto a pĂŽr a descoberto esse tipo de procedimentos.
Textos sobre PrincĂpio de Johann Wolfgang von Goethe
2 resultadosAptidão, Vontade, e Acção
No reino da Natureza dominam o movimento e o agir. No reino da liberdade dominam a aptidĂŁo e o querer. O movimento Ă© perpĂ©tuo e, sendo favorĂĄveis as circunstĂąncias, manifesta-se necessariamente nos fenĂłmenos. As aptidĂ”es, desenvolvendo-se embora em correspondĂȘncia com a Natureza, tĂȘm contudo que ser postas em exercĂcio por parte da vontade para poderem elevar-se gradualmente. Ă por isso que nunca temos no exercĂcio livre da vontade a mesma certeza que temos na autonomia do agir natural; este Ășltimo Ă© qualquer coisa que se produz a si mesma enquanto que o primeiro Ă© produzido.
O exercĂcio da vontade, para ser perfeito e eficaz, tem que se adequar: no plano moral, Ă consciĂȘncia – a uma consciĂȘncia sem erro -, e, no domĂnio das artes, Ă regra – a uma regra que em nenhum lado estĂĄ enunciada. A consciĂȘncia nĂŁo precisa de nenhum patrocĂnio, porque tem tudo o que lhe Ă© necessĂĄrio e porque sĂł tem que ver com o mundo pessoal interior. O gĂ©nio tambĂ©m nĂŁo precisaria de nenhuma regra, mas, uma vez que a sua eficĂĄcia se dirige para o exterior, estĂĄ na dependĂȘncia de mĂșltiplas contingĂȘncias materiais e temporais, nĂŁo lhe sendo possĂvel escapar a erros que daĂ decorrem.