Textos sobre SuperfĂ­cie de Johann Wolfgang von Goethe

2 resultados
Textos de superfĂ­cie de Johann Wolfgang von Goethe. Leia este e outros textos de Johann Wolfgang von Goethe em Poetris.

O Ódio Limita o Indivíduo

A inveja e o Ăłdio, mesmo se acompanhados pela inteligĂȘncia, limitam o indivĂ­duo Ă  superfĂ­cie daquilo que constitui o objecto da sua atenção. Mas, se a inteligĂȘncia se irmana com a benevolĂȘncia e com o amor, consegue penetrar em tudo o que nos homens e no mundo hĂĄ de profundo. E pode mesmo acalentar a esperança de atingir o que possa haver de mais elevado.

A Verdade e o Erro

A verdade contradiz a nossa natureza; o erro não. A razão disso é simples: a verdade impÔe-nos o dever de reconhecer a nossa limitação, ao passo que o erro nos lisonjeia dando-nos a entender que, de uma forma ou de outra, não estamos sujeitos a limites.
Qualquer pessoa gosta do falso, do absurdo, pois ele opera pela insinuação. Mas não do verdadeiro, do que é sólido, jå que este opera pela exclusão.
Para os fracos Ă© quase sempre mais cĂłmodo o falso, o erro.
O que Ă© verdadeiro estimula. Nada se pode desenvolver com base no erro, porque o erro limita-se a envolver-nos no erro.
É muito mais fĂĄcil verificar o erro do que encontrar a verdade. O erro estĂĄ Ă  superfĂ­cie, e com isso podemos nĂłs bem. A verdade repousa nas profundidades, e nĂŁo Ă© qualquer um que se pode lançar Ă  investigação nessas regiĂ”es.