Passagens de Victor Hugo

401 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Victor Hugo para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Censura e Criatividade

Dos d√©spotas prov√™m, at√© certo ponto, os pensadores. A palavra acorrentada √© terr√≠vel. O escritor duplica e triplica o seu estilo, quando um senhor imp√Ķe sil√™ncio ao povo. Sai desse sil√™ncio certa plenitude misteriosa que se filtra e se condensa em bronze no pensamento. A compreens√£o na hist√≥ria produz a concis√£o no historiador. A solidez gran√≠tica de tal ou tal prosa c√©lebre n√£o √© mais do que um amontoamento feito por um tirano.
A tirania constrange o escritor a circunscri√ß√Ķes de di√Ęmetro, que s√£o alargamentos de for√ßa. O per√≠odo ciceroniano, apenas suficiente para Verres, sobre Cal√≠gula embotar-se-ia. Quanto menor for a exuber√Ęncia da frase, maior ser√° a intensidade do golpe. Sirva de exemplo a concis√£o de T√°cito no exprimir e a sua veem√™ncia no pensar. A honestidade de um grande cora√ß√£o, condensada em justi√ßa e em verdade, fulmina.

O espírito se enriquece com aquilo que recebe; o coração, com aquilo que dá.

A opinião de um homem pode mudar honrosamente, desde que a sua consciência não mude.

Se um homem é feliz então está triste todos os dias. Cada dia tem o seu quinhão de tristeza ou a sua pequena preocupação.

Indigest√£o √© uma cria√ß√£o de Deus para impor uma certa moralidade ao est√īmago.

O amor puro engrandece as almas; e quem sabe amar, sabe morrer. Não há pérola semelhante ao amor.

Não imites nada nem ninguém. Um leão que copia um leão torna-se um macaco.

N√£o temais a derrota de hoje. Concentrai vossos cora√ß√Ķes e vossas m√£os num √ļnico alvo: a vit√≥ria final!

A religião não é senão a sombra projectada do universo sobre a inteligência humana.