Passagens de Victor Hugo

401 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Victor Hugo para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo.

Tanto nos tornar√≠amos s√°bios conservando no pensamento os diversos res√≠duos de todas as filosofias humanas, como ter√≠amos sa√ļde engolindo todos os fundos de garrafa de uma farm√°cia antiga.

Passamos metade da nossa vida à espera daqueles que iremos amar e a outra metade a deixar os que amamos.

O Sofrimento do Hipócrita

Ter mentido √© ter sofrido. O hip√≥crita √© um paciente na dupla acep√ß√£o da palavra; calcula um triunfo e sofre um supl√≠cio. A premedita√ß√£o indefinida de uma a√ß√£o ruim, acompanhada por doses de austeridade, a inf√Ęmia interior temperada de excelente reputa√ß√£o, enganar continuadamente, n√£o ser jamais quem √©, fazer ilus√£o, √© uma fadiga. Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no c√©rebro, querer devorar os que o veneram, acariciar, reter-se, reprimir-se, estar sempre alerta, espiar constantemente, compor o rosto do crime latente, fazer da disformidade uma beleza, fabricar uma perfei√ß√£o com a perversidade, fazer c√≥cegas com o punhal, por a√ß√ļcar no veneno, velar na franqueza do gesto e na m√ļsica da voz, n√£o ter o pr√≥prio olhar, nada mais dif√≠cil, nada mais doloroso. O odioso da hipocrisia come√ßa obscuramente no hip√≥crita. Causa n√°useas beber perp√©tuamente a impostura. A meiguice com que a ast√ļcia disfar√ßa a malvadez repugna ao malvado, continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca, e h√° momentos de enj√īo em que o hip√≥crita vomita quase o seu pensamento. Engolir essa saliva √© coisa horr√≠vel. Ajuntai a isto o profundo orgulho. Existem horas estranhas em que o hip√≥crita se estima. H√° um eu desmedido no impostor.

Continue lendo…

O homem é capaz de todos os heroísmos, a mulher, de todos os martírios. O heroísmo enobrece, o martírio sublima.

A razão é a inteligência em exercício; a imaginação é a inteligência em erecção.

A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é; ou, mais corretamente, de ser amado apesar daquilo que você é.

A franqueza n√£o consiste em dizer tudo o que se pensa, mas em pensar em tudo o que se diz.

Não podemos acabar com nossa opinião, temos que lutar por ela.Sua auto estima vai melhorar e você terá deus no seu coração sempre, isso se você for esperto e sempre acreditar.

Em tempo de revolução, cuidado com a primeira cabeça que rola. Ela abre o apetite ao povo.

A felicidade que inspiramos tem algo de encantador que, longe de enfraquecer, como todos os reflexos, volta para nós mais radiosa.