Cita√ß√Ķes de Ernest Renan

45 resultados
Frases, pensamentos e outras cita√ß√Ķes de Ernest Renan para ler e compartilhar. Os melhores escritores est√£o em Poetris.

Uma escola onde os alunos mandassem seria uma escola triste. A luz, a moralidade e a arte serão sempre representadas na humanidade por um conjunto de mestres, uma minoria que guarda a tradição do verdadeiro, do bem e do belo.

Os maiores acontecimentos da minha vida foram alguns pensamentos, leituras, alguns pores-do-sol em Trouville à beira-mar e palestras de cinco a seis horas consecutivas com um amigo que agora é casado e está perdido para mim.

Toda reflexão que leve o homem para fora do estreito círculo do seu egoísmo é saudável e boa para a alma, seja qual for o caminho pelo qual enverede essa reflexão.

A Espontaneidade

O homem produz tudo o que sai da sua natureza. Concorre com a sua actividade; fornece a for√ßa bruta que produz o resultado. Mas a direc√ß√£o dessa for√ßa n√£o lhe pertence. D√° a mat√©ria: a forma, por√©m, vem doutra parte. O verdadeiro autor das obras espont√Ęneas √© a natureza humana, ou, se se quiser, a causa superior da natureza. Neste ponto torna-se indiferente atribuir a causalidade a Deus ou ao Homem. O Espont√Ęneo √© √† uma humano e divino. Est√° nisto a concilia√ß√£o de opini√Ķes, antes incompletas do que contradit√≥rias, que, segundo dizem respeito a uma ou outra face do fen√≥meno, t√™m igualmente uma parte de verdade.

Um mundo sem ciência é a escravatura, o homem fazendo girar a mó, submetido à matéria, equiparado à besta de carga.

√Č dific√≠limo provar que se √© modesto, pois, desde que se diz s√™-lo, deixa-se de s√™-lo.

O chamado deus dos exércitos está sempre do lado da nação que tem a melhor artilharia, os melhores generais.

A mulher que se parece connosco é antipática: o que nós buscamos no outro sexo é o oposto de nós mesmos.

A ci√™ncia permanecer√° sempre a satisfa√ß√£o do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; fornecer√° sempre ao homem o √ļnico meio que ele possui de melhorar a pr√≥pria sorte.