Limites do nosso ouvido: nunca se ouvem senão as perguntas para as quais se é capaz de encontrar uma resposta.
Frases de Friedrich Nietzsche
735 resultadosTeimosia e fidelidade: ele defende ainda por teimosia uma causa cuja fraqueza vê, mas chama a isso «fidelidade».
Não pretendo ser feliz, mas verdadeiro.
Uma hierarquia do espírito implica que as naturezas trágicas não sejam colocadas no primeiro plano.
Os juízos morais são epidemias que pouco tempo duram.
Onde não intervém o amor ou o ódio, a mulher sai-se mediocremente.
Só cabe aos que me reprovam refletir um pouco e depois pedir desculpas a si mesmos. Não preciso de uma palavra para a minha defesa.
O homem perde o poder quando é contagiado pelo sentimento de piedade.
O prazer produz-se quando há sentimento de poder. A felicidade dá-se quando tomamos consciência plena do poder e da vitória.
Toda a moral não é, no fundo, senão uma forma depurada de medidas desenvolvidas por toda a vida orgânica para se adaptar e, conjuntamente, se alimentar e conseguir poder.
O cristianismo perverteu a Eros; este não morreu, mas degenerou-se, tornou-se vicio.
Tudo o que é simples é inteiramente imaginário, não é verdadeiro. O que é real, o que é verdadeiro, não é «um», nem é redutível à unidade.
O poeta vê no mentiroso o irmão de leite a quem roubou o seu leite; de maneira que este irmão ficou miserável e nem sequer pôde chegar a ter uma boa consciência.
As vítimas do sacrifício e do espírito de sacrifício têm dele uma ideia muito diferente da dos espectadores; mas nunca lhes foi dada a palavra.
O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver.
A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida, ajudantes do seu crescimento ou bálsamo dos combates: postulam sempre sofrimento e sofredores.
Eu vos digo: Alguém precisa ter caos em si mesmo Para dar luz a uma estrela dançante.
Toda a moral admite acções intencionalmente prejudiciais em caso de legítima defesa.
Querer a verdade é confessar-se incapaz de a criar.