Como teria eu opiniões íntegras se não me basta ser o que sou e se ardo por parecê-lo?
Interrogativas
1573 resultadosQue maior bem deseja quem vos ama
Que estar desabafando seus tormentos,
Chorando, imaginando docemente?
O que é um rebelde? Um homem que sabe dizer não.
Cuidado com qualquer tipo de posicionamento defensivo no seu interior. Que está a defender? Uma identidade ilusória, uma imagem dentro da sua mente, uma entidade fictícia. Ao tornar este padrão consciente, ao ser testemunha dele, o leitor deixa de se identificar com ele. À luz do seu consciente, o padrão inconsciente depressa se anula. Este é o fim para todas as discussões e jogos de poder, que tão corrosivos são para os relacionamentos. O poder sobre os outros é fraqueza disfarçada de força. O verdadeiro poder está no interior.
Nós, comunistas, temos sido acusados de querer abolir a propriedade adquirida pessoalmente, fruto do próprio trabalho e do mérito pessoal. Falais da propriedade do pequeno burguês? Não precisamos aboli-la: o desenvolvimento da indústria já a aboliu e continua a aboli-la diariamente.
Quais são as tuas palavras essenciais? As que restam depois de toda a tua agitação e projectos e realizações. As que esperam que tudo em si se cale para elas se ouvirem. As que talvez ignores por nunca as teres pensado. As que podem sobreviver quando o grande silêncio se avizinha.
Se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim ? suave e docemente que se despertam consciências.
– Sir Ney, ao deixar o governo, não deixou pedra sobre pedra, ou só deixou podre sobre podre?
Pois, o que é ignorar invencivelmente senão ignorar e não conseguir saber? E o que é a ignorância invencível senão a ignorância acompanhada da incapacidade de saber aquilo que se ignora?
Os pregadores dizem: ‘Faz o que digo, não o que faço’. Mas, se um médico tivesse a mesma doença que eu e me mandasse fazer uma coisa enquanto ele fizesse outra, poderia eu acreditar nele?
Se sabemos exactamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo ?
Não lhe faltam as forças precisamente quando lhe são mais necessárias?
Sei lá quem sou?! Sei lá! Cumprindo os fados num mundo de maldades e pecados, sou mais um mau, sou um pecador…
Sim, irmão, o dinheiro não é tudo. Mas o que é que é tudo?
Quem inventou o amor explique-me por favor ?
Você vê coisas e diz: Por quê? Mas eu, sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?
O que é a verdade? Inércia. Uma hipótese que satisfaz, que exige o consumo mínimo de força intelectual.
Amanhã é dos loucos de hoje, diz Pessoa. E dos loucos de amanhã? Se é depois de amanhã, os tipos com juízo nunca mais têm uma oportunidade. E serão loucos sem amanhã nenhum.
O que é uma grande vida senão um pensamento da juventude realizado pela idade madura?
Quantos anos tenho?… É evidente que um homem, na minha idade, não pode ter mais do que isso.