Frases sobre Sol de José Luís Peixoto

7 resultados
Frases de sol de José Luís Peixoto. As mais belas frases e mensagens de José Luís Peixoto para ler e compartilhar.

A minha mĂŁe Ă© uma espĂ©cie de sol, ou de morte, Ă© o horizonte, esse Ă© o tamanho da sua realidade. (…) A minha mĂŁe existe em tudo, Ă© infinita.

O futuro Ă© o grande enigma. É a luz que cega, o sol. Mas, como com o sol, Ă© necessĂĄrio e saudĂĄvel que se abram as janelas, que se respire, que se fechem os olhos e se sinta na pele.

NĂŁo tentas preservar o que tens porque sabes que nĂŁo tens nada e podes sempre ter mais ainda. Quando deixas de fazer sentido, Ă© porque foste capaz de encontrar um novo sentido e hĂĄ muito boas possibilidades que esse sentido esteja enfeitado por canteiros de plantas necessariamente selvagens, onde a seiva corre desgovernada, feita de sol liquefeito, claridade liquefeita, incandescĂȘncia tĂŁo limpa que cega.

HĂĄ livros a serem escritos, paixĂ”es a animarem-se e silĂȘncio em tantos lugares. A vida parece ter o tamanho do sol e eu, que tenho sempre tanto em que pensar, perco-me no meu prĂłprio alcatrĂŁo.

Existe aquele tempo parado. Aquela dor que não tem nome. Todos os dias entramos e saímos por portas, todos os dias respiramos, todos os dias erguemos a memória do mundo: manhãs de sol. Às vezes, duvidamos do tempo. Sabemos rir. Tentamos planos como crianças que dão os primeiros passos.

Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca ĂĄrvores pelas raĂ­zes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr atravĂ©s desse grito, Ă  sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim prĂłprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencĂȘ-lo mais uma vez e sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força Ă© imortal.

Se os sentimentos são inerentes a estar aqui e ser humano, é necessårio que, à partida, se procure os melhores, os positivos. Amar é um esforço intelectual. E quando se ama muito e só, sem espaços de sombra, transformamo-nos num sol. As plantas vivas dependem dessa estrela para chegarem à fotossíntese.