Passagens de Gao Xingjian

15 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Gao Xingjian para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Deverias saber que há pouco que possas procurar neste mundo, que não há necessidade de sermos tão gananciosos, no final tudo aquilo que conseguimos alcançar são memórias, obscuras, intangíveis, memórias oníricas que são impossíveis de articular. Quando tentas relacioná-las, existem apenas frases, a escória esquerda do filtro das estruturas linguísticas.

Não saber o que se procura é pura agonia. Demasiado pensamento analítico, demasiada lógica, demasiados significados! A vida não tem lógica, então porque é que tem que haver lógica para explicar o que esta significa? Ainda, o que é a lógica? Acho que tenho que romper com o pensamento analítico; esta é a causa de todas as minhas ansiedades.

A liberdade não é um direito do homem concedido pelo céu, e a liberdade de sonhar também não se adquire pelo nascimento: é uma capacidade que há que preservar, uma consciência, sobretudo porque os pesadelos não param de a perturbar.

O que é essencial é se é percebido e não se existe. Existir e não ser percebido é a mesma coisa que não existir.

Jovem, a natureza não é assustadora, as pessoas é que se assustam! Só precisas de aprender a conhecer a natureza e esta torna-se amigável. Esta criatura conhecida como homem é, naturalmente, muito inteligente, é capaz de produzir qualquer coisa, desde rumores a bébés-proveta, e ainda assim ele destrói duas a três espécies de animais por dia. Este é o absurdo do homem.

Os homens olham sempre de forma diferente para as mulheres, e mesmo que não seja a sua intenção, é erradamente interpretada como tal.

Com o início da vida, vem a sede pela verdade, enquanto a capacidade de mentir é gradualmente adquirida no processo de nos tentarmos manter vivos.