Citações de Herta Müller

10 resultados
Frases, pensamentos e outras citações de Herta Müller para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

As mulheres precisam sempre de outras mulheres para se apoiarem. Elas tornam-se amigas a fim de se odiarem melhor. Quando mais se odeiam, mais inseparáveis se tornam.

Para combater a morte não precisamos de muito da vida, apenas precisamos que ela ainda não esteja acabada.

Se não tiveres as coisas certas, improvisas, e as coisas erradas tornam-se necessárias. Então as coisas necessárias passam a tornar-se as únicas coisas certas, simplesmente porque são as únicas que tu tens.

Há uma lei silenciosa que diz que nunca deves começar a chorar se tiveres demasiadas razões para o fazer.

Tudo isto se acumula de uma forma, que, mais cedo ou mais tarde, não dá para suportar mais. E, nessa situação, comecei a escrever, porque não havia outra forma de me exprimir, excepto através do ciclo vicioso das palavras.

Sais para um passeio e o mundo abre-se para ti. E antes que tenhas esticado as tuas pernas apropriadamente, ele fecha-se. Daí em diante tudo é apenas iluminado por uma lanterna. E eles chamam a isto ter vivido. Nem vale o trabalho de calçar os sapatos.

O verdadeiro segredo é porque é que o amor começa com garras como um gato e depois se desvanece com o tempo como um rato meio comido.

Não há palavras adequadas para o sofrimento causado pela fome. Até ao dia de hoje sinto necessidade de mostrar à fome que escapei ao seu alcance. Desde que eu parei de ter fome, eu literalmente como a vida em si. E quando como, estou trancado dentro do gosto de comer. Durante sessenta anos, desde que voltei do acampamento, tenho comido contra a fome.

Hoje, a erva escuta quando eu falo de amor. Parece-me que esta palavra não é honesta, nem com ela própria.

Eu embalei-me em silêncio de uma forma tão profunda e por tanto tempo que nunca mais me consegui exprimir-me usando palavras. Quando falo, apenas me embalo de forma um pouco diferente.