Passagens de Liev Tolstói

137 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Liev Tolstói para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Antes de falar sobre o bem da satisfação das necessidades, é preciso decidir quais necessidades constituem o bem.

Falar mal dos outros agrada tanto ás pessoas que é muito difícil deixar de condenar um homem para comprazer os nossos interlocutores.

A Vida Pessoal e a Vida Social

Na vida de cada homem h√° dois aspectos: a vida pessoal, tanto mais livre quanto mais restritos s√£o os seus interesses, e a vida geral, social, em que o homem obedece inevit√°velmente a leis prescritas.
O homem vive constantemente para si pr√≥prio, mas serve de instrumento inconsciente aos fins hist√≥ricos da humanidade. O acto realizado √© impar√°vel e, concordando, no tempo, com milh√Ķes de actos realizados por outros homens, adquire a sua import√Ęncia hist√≥rica. Tanto mais elevado √© o homem na escala social quanto mais ligado se encontra aos homens superiores, quanto mais poder tem sobre os outros, mais evidentes s√£o a predestina√ß√£o e a fatalidade de cada uma das suas ac√ß√Ķes.

H√° pessoas que, ainda que pretendam ocult√°-lo, perseguem um fim distinto das outras. A sua atitude perante a vida denuncia-os.

Às vezes acontece que se discute porque não se chega a comprender o que pretende demonstrar nosso interlocutor.

A arte √© uma forma da actividade humana pela qual seres privilegiados podem comunicar a outros sensa√ß√Ķes e sentimentos que eles pr√≥prios experimentaram.

Um homem é uma fracção cujo numerador corresponde ao que ele é, enquanto o denominador é o que acredita ser.

Mas a verdade é que não só nos países autocráticos como naqueles supostamente livres Рcomo a Inglaterra, a América, a França e outros Рas leis não foram feitas para atender à vontade da maioria, mas sim à vontade daqueles que detêm o poder.