Textos sobre Sacrifício de Antoine de Saint-Exupéry

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Textos de sacrifício de Antoine de Saint-Exupéry. Leia este e outros textos de Antoine de Saint-Exupéry em Poetris.

Igualdade nĂŁo Ă© Identidade

Combaterei pelo primado do Homem sobre o indivĂ­duo – como do universal sobre o particular. Creio que o culto do universal exalta e liga as riquezas particulares – e funda a Ășnica ordem verdadeira, que Ă© a da vida. Uma ĂĄrvore estĂĄ em ordem, apesar das raĂ­zes que diferem dos ramos.

Creio que o culto do particular sĂł leva Ă  morte – porque funda a ordem na semelhança. Confunde a unidade do Ser com a identidade das suas partes. E devasta a catedral para alinhar pedras. Combaterei, pois, todo aquele que pretenda impor um costume particular aos outros costumes, um povo aos outros povos, uma raça Ă s outras raças, um pensamento aos outros pensamentos.

Creio que o primado do Homem fundamenta a Ășnica Igualdade e a Ășnica Liberdade que tĂȘm significado. Creio na Igualdade dos direitos do Homem atravĂ©s de cada indivĂ­duo. E creio que a Ășnica liberdade Ă© a da ascensĂŁo do homem. Igualdade nĂŁo Ă© Identidade. A Liberdade nĂŁo Ă© a exaltação do indivĂ­duo contra o Homem. Combaterei todo aquele que pretenda submeter a um indivĂ­duo – ou a uma massa de indivĂ­duos – a liberdade do Homem.
Creio que a minha civilização denomina «Caridade» o sacrifício consentido ao Homem para que este estabeleça o seu reino.

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Felicidade com Poucos Bens

Embora a experiĂȘncia me tenha ensinado que se descobrem homens felizes em maior proporção nos desertos, nos mosteiros e no sacrifĂ­cio do que entre os sedentĂĄrios dos oĂĄsis fĂ©rteis ou das ilhas ditas afortunadas, nem por isso cometi a asneira de concluir que a qualidade do alimento se opusesse Ă  natureza da felicidade. Acontece simplesmente que, onde os bens sĂŁo em maior nĂșmero, oferecem-se aos homens mais possibilidades de se enganarem quanto Ă  natureza das suas alegrias: elas, efectivamente, parecem provir das coisas, quando eles as recebem do sentido que essas coisas assumem em tal impĂ©rio ou em tal morada ou em tal propriedade. Para jĂĄ, pode acontecer que eles, na abastança, se enganem com maior facilidade e façam circular mais vezes riquezas vĂŁs. Como os homens do deserto ou do mosteiro nĂŁo possuem nada, sabem muito bem donde lhes vĂȘm as alegrias e Ă©-lhes assim mais fĂĄcil salvarem a prĂłpria fonte do seu fervor.

Escolher Para Desfrutar

A angĂșstia invade quer o inquieto, exclusivamente deslumbrado por aquilo que arde com uma luz vaga, quer o poeta cheio de amor pelos poemas que nunca escreveu o seu, quer a mulher apaixonada pelo amor, mas incapaz de devir por nĂŁo saber escolher. Eles bem sabem que eu os curaria da angĂșstia se lhes permitisse esse dom que exige sacrifĂ­cios e escolha e esquecimento do universo. Porque determinada flor Ă©, em primeiro lugar, uma renĂșncia a todas as outras flores. E, no entanto, sĂł com esta condição Ă© bela. É o que acontece com o objecto da troca. E o insensato, que vem censurar a esta velha o seu bordado, sob o pretexto de que ela poderia ter tecido outra coisa, demonstra com isso que prefere o nada Ă  criação.