… Quando começa a ficar muito bom eu ou desconfio ou dou um passo para trás.
Frases de Clarice Lispector
1187 resultadosSou apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer.
E então eu soube: pertencer é viver.
Por enquanto estou inventando a tua presença…
Aliás – descubro eu agora – eu também não faço a menor falta, e até o que escrevo um outro escreveria.
O personagem «leitor» é um personagem curioso, estranho. Ao mesmo tempo que inteiramente individual e com reacções próprias, é tão terrivelmente ligado ao escritor que na verdade ele, o leitor, é o escritor.
A personalidade que ignora a si mesma realiza-se mais completamente.
Para falar a verdade, nunca estive tão bem. Por quê? Não quero saber por quê.
A vida, meu amor, é uma grande sedução onde tudo o que existe se seduz. Aquele quarto que estava deserto e por isso primariamente vivo. Eu chegara ao nada, e o nada era vivo e úmido. GH 61
Ai que te amo e amo tanto que te morro.
Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la. De qualquer jeito suponho que você só aceitaria esse conselho. E acostume-se: o que você sentiu – sobre o que mais gosta no mundo – talvez tenha sido apenas à custa de não ter opinião precisa os grandes homens. Você terá que dar muita coisa para ter outras.
Minha história é de uma escuridão tranquila, de raiz adormecida na sua força, de odor que não tem perfume.
É uma infâmia nascer para morrer não se sabe quando nem onde.
Um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só
Recuso-me a ser um fato consumado. Por enquanto sobrenado na preguiça.
Erguia-se para uma nova manhã, docemente viva. E sua felicidade era pura como o reflexo do sol na água. Trecho do livro Perto do coração selvagem)
Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos
Às vezes possui-se o mais alto e no fim da vida tem-se a impressão de que se está morrendo virgem. É que as coisas não são talvez mais altas e mais baixas. De qualidade diferente, entende?
Admiro as pessoas que fazem eu me esquecer dos problemas.
Sinto-me quase duas: uma me ama demais e a outra, nem sei quem é…