Frases de Doris Lessing

26 resultados
Frases de Doris Lessing. Conheça este e outros autores famosos em Poetris.

Aprendizado é isso: de repente, você compreende alguma coisa que sempre entendeu, mas de uma nova maneira.

Eu tenho a certeza que toda a gente já teve a experiência de ler um livro, e achar que foi vibrante, com vivacidade, colorido e excitante. E que, talvez algumas semanas mais tarde, tenham-no lido outra vez e considerá-lo simples e vazio. Bem, não foi o livro que mudou: a pessoa é que mudou.

O que é terrível é pretender que aquilo que é de segunda classe é de primeira classe. Pretender que não precisas de amor quando precisas; ou que gostas do teu trabalho quando sabes muito bem que serias capaz de melhor.

Eu continuo sem compreender porque é ainda acho que é tão difícil de aceitar que as palavras são falíveis e, pela sua própria natureza, imprecisas.

Uma mulher, que não tenha um homem, sempre que se encontra com um homem, qualquer homem, de qualquer idade, não consegue deixar de pensar, nem que seja por meio segundo, «Talvez seja ESTE o homem».

Isto é o que é aprender: você repentinamente compreende algo que você soube durante toda a sua vida, mas de um modo novo.

Os americanos são um povo muito ingênuo ou fingem sê-lo. Os atentados de 11 de setembro não foram tão terríveis quanto eles pensam, se comparados aos atentados do IRA na Irlanda.

É terrível destruir a imagem que uma pessoa faz de si própria no interesse da verdade ou de alguma outra abstracção.

O mundo só é tolerável devido aos lugares vazios que existem… quando o mundo ficar completamente cheio, teremos que tomar alguma estrela. Qualquer estrela. Vénus ou Marte. E deixá-la vazia. O homem precisa de um espaço vazio nalgum lugar para que o seu espírito possa lá descansar.

Para as mulheres como eu, a integridade não é castidade, não é fidelidade, não corresponde a nenhuma das palavras antigas. Integridade é o orgasmo. É algo sobre o qual não tenho qualquer controle.

Palavras. Palavras. Eu jogo com as palavras, com a esperança de que alguma combinação, mesmo que seja uma combinação por acaso, diga aquilo que eu quero dizer.

Um conselho aos jovens escritores? Sempre o mesmo conselho: aprendam a confiar no vosso próprio julgamento, aprendam a serem independentes por dentro, aprendam a confiar que o tempo vai separar o que é bom do que é mau – incluindo o vosso próprio mau.

Eu sou uma pessoa que continuamente destrói as possibilidades de um futuro, devido ao número de pontos de vista alternativos em que me posso focar no presente.

Na verdade já atingi o patamar em que olho para as pessoas e digo – ele ou ela, eles são aquilo que são, porque escolheram ficar bloqueados numa determinada fase das suas vidas. As pessoas mantêm-se sãs bloqueando-se, limitando-se a elas próprias.

Qualquer ser humano, em qualquer parte do mundo, irá florescer em cem talentos e capacidades inesperadas, simplesmente por lhe ser dada a oportunidade de o fazer.

É isto o que significa aprender. De repente percebes algo que já tinhas percebido toda a tua vida, mas numa nova forma.